A Adaptação da Sonata em Dó Menor para Cistre e Baixo Contínuo de Francesco Geminiani (1760) para Viola de Arame.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v21.64942

Palavras-chave:

Francesco Geminiani; Sonata em dó menor; Instrumento de Corda; Transcrição.

Resumo

Este artigo discute a adaptação da sonata em dó menor para cistre e baixo contínuo de Francesco Geminiani (1760) para viola de arame, com o objetivo de investigar parâmetros críticos, analíticos e transcritivos fundamentais para tal procedimento. Aborda elementos que necessitam ser avaliados na mudança de meio notacional e instrumental como técnica, tonalidade, afinação, harmonia, articulação, ornamentação e dinâmica, à luz de fontes primárias e secundárias como Geminiani (1749-1760), Leite (1764), Sanz (1674), Ribeiro (1789), Cardoso (2014), Costa (2012) e Tyler (2011). Os resultados propiciaram performances contextualizadoras do pensamento musical de Geminiani em relação à prática instrumental de época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Souto, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil, lhasouto@yahoo.com.br

Luciano Hercílio Alves Souto é violonista, professor e pesquisador, Pós-doutorando em Música, Doutor em Música / Práticas Interpretativas (2015), Mestre em Música / Práticas Interpretativas (2010) e Bacharel em Música / Instrumento - Violão (2006) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, (UNESP - SP). Leciona nos Cursos de Graduação em Música e Pós-graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde participa da produção científica e artística do Laboratório de Musicologia e História Cultural (certificado pelo CNPQ) e da Orquestra Barroca do Amazonas, como instrumentista de cordas dedilhadas históricas (Guitarra Barroca e Viola de Arame). Possui formação complementar em Oficinas, Master-Classes, Cursos e Concursos Nacionais e Internacionais, tais como o IX e X CINVES, Curso Internacional de Inverno da Sociedade Cultural Ad Libitum (SCALLA), São João Del Rei - MG (1995 - 1996), III Festival e II Concurso Internacional de violão Pró-Música / Sesc, Caxias do Sul - RS (2001) e V Concurso de Guitarra Clássica de Sernancelhe, Portugal (2003). Tem experiência na área de Artes com ênfase em Música, atuando principalmente na interface entre as Práticas Interpretativas e a Musicologia Histórica, abordando os seguintes temas: Violão, Viola de Arame, Guitarra Barroca, Performance, Musicologia Histórica, Música-instrumento de corda, Tablatura e Cordas dedilhadas.

Downloads

Publicado

12-03-2021

Como Citar

Souto, L. (2021). A Adaptação da Sonata em Dó Menor para Cistre e Baixo Contínuo de Francesco Geminiani (1760) para Viola de Arame . Revista Música Hodie, 21. https://doi.org/10.5216/mh.v21.64942

Edição

Seção

Artigos