Respiração circular e sua aplicabilidade ao discurso musical do II movimento da Improvisation et Caprice pour saxophone solo, de Eugène Bozza (1944): proposta interpretativa e preparação à performance

Autores

  • José de Carvalho Oliveira Centro Universitário Sant'Anna, São Paulo, São Paulo, Brasil, josedecarvalhosa@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.62879

Palavras-chave:

Respiração Circular. Saxofone. Interpretação. Performance. Análise Musical. Eugène Bozza.

Resumo

Resumo: No que diz respeito à construção da performance e suas implicações no que se refere à fidelidade ao texto musical, este estudo possui como proposta avaliar a aplicabilidade da respiração circular como opção interpretativa em comparação à interpretação sem o uso dessa técnica. Sobre as questões conceituais relacionadas à interpretação e à performance, para este trabalho, utilizaremos como referência os estudos de Almeida (2011); em relação à estrutura harmônica, fraseológica e cadencial, a base será o trabalho de Kostka (2015); no que se refere à movimentação horizontal das vozes condutoras, estrutura e prolongação, utilizaremos os estudos de Salzer (1982) e,  no tocante à respiração circular, os estudos de Lopes (2018) e Barbosa (2016).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José de Carvalho Oliveira, Centro Universitário Sant'Anna, São Paulo, São Paulo, Brasil, josedecarvalhosa@gmail.com

Natural de Matias Olímpio, Piauí, José de Carvalho é doutorando em Música com pesquisa na área de Teoria e Prática da Interpretação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) sob orientação do Prof. Dr. Marco Túlio de Paula Pinto. Mestre em Musicologia (Teoria e Análise Musical) pela Universidade de São Paulo, USP, com pesquisa apoiada pela agencia de fomento CAPES (Orientação - Prof. Dr. Paulo de Tarso Salles). Graduado em Licenciatura em Música pelo Centro Universitário Sant´Anna, SP. Pertence ao grupo de pesquisa PAMVILLA (Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos). Possui trabalhos publicados no campo da Performance, Teoria, Análise Musical e Educação Musical. Como saxofonista dedica-se ao repertório brasileiro. 

Downloads

Publicado

2021-01-15 — Atualizado em 2021-11-14

Versões

Como Citar

OLIVEIRA, J. de C. Respiração circular e sua aplicabilidade ao discurso musical do II movimento da Improvisation et Caprice pour saxophone solo, de Eugène Bozza (1944): proposta interpretativa e preparação à performance. Música Hodie, Goiânia, v. 20, 2021. DOI: 10.5216/mh.v20.62879. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/62879. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos