(Des-)construindo o gesto do violonista em quatro obras da segunda metade do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.61203

Palavras-chave:

Performance musical., Gesto instrumental., Mauricio Kagel., Helmut Aachenmann., Arthur Kampela.

Resumo

Visando compreender a relação entre performance instrumental e escrita, apresentamos uma perspectiva analítica musical baseada no gesto. Contemplamos o enriquecimento gestual do violonista em perspectivas teatralizantes (movimentação cênica, ações instrumentais inovadas, busca de novas sonoridades...). Incorporamos conceitos como o de desconstruir o gesto instrumental, presente na musique concrète instrumentale de Helmut Lachenmann (Salut für Caudwell) e na Tapping Technique de Arthur Kampela (Percussion Study I). Integramos as relações lúdicas que se criam entre os performers e o instrumento no teatro instrumental de Mauricio Kagel (Sonant e Serenade). As perspectivas se ampliam ao constatarmos a criação de novas ações instrumentais, que incluem o uso de acessórios no jogo instrumental e a dissociação gestual das mãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ledice Fernandes Weiss, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil, ledicef@hotmail.com

Ledice Fernandes é pós-doutorando financiada pela FAPESP na ECA-USP, trabalhando com a noção do gesto (instrumental, sonoro, corporal e cênico) na performance musical. Formada em violão no Brasil, seu país natal, na Alemanha e na França, com Pablo Marquez, Paul Galbraith, Franz Halasz e David Russell. Em seu percurso, obteve  diplomas como o Künstlerisches Diplom e o Meisterklasse da Hochschule für Musik Nürnberg-Augsburg. Deu mais de uma centena de concertos, como solista ou em formações de música de câmara, como o recente Duo Racines com Angelique Camargo, ou o grupo de música cênica Anagrama. Ledice Fernandes  participou de projetos teatrais tanto no Brasil como durante sua estadia nos Estados Unidos na Georgia State University. Após ter se graduado bacharel em artes cênicas pela USP e mestre em música e musicologia pela UFRJ,  produziu um Master II e uma tese de doutorado na França (Universidades de Lyon e de Bourgogne). Participou de congressos (ANPPOM - onde coordena em 2019 pela segunda vez consecutiva um Simpósio Temático-, ABRAPEM, Journées d’etudes em Nice, EITAM), e publicou artigos em revistas de música (Opus, Debates, Vortex, Soundboard, Violão Intercâmbio).

Como professora, trabalhou no Conservatório Beethoven de São Paulo, no Centro Musical da Krutenau em Strasbourg, e na Ecole de musique de la Vallée de Kaysersberg, no norte da França. É professora de violão da Académie de Musique et de Danse de la CCMP, na região de Lyon, na França, e professora de violão do Instituto Fukuda de Sao Paulo.

Downloads

Publicado

2020-12-11 — Atualizado em 2021-11-14

Versões

Como Citar

FERNANDES WEISS, L. (Des-)construindo o gesto do violonista em quatro obras da segunda metade do século XX. Música Hodie, Goiânia, v. 20, 2021. DOI: 10.5216/mh.v20.61203. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/61203. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos