Interação entre tópicas musicais e o esquema harmônico le-sol-fi-sol na Missa de Réquiem (1816) de Marcos Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.61016

Palavras-chave:

Morte, Réquiem, Teoria tópica, Schemata galantes

Resumo

As tópicas musicais e as schemata galantes participam, ambas, do processo comunicativo da música setecentista. Apesar de sua relativa autonomia, este artigo intenta observar como a interação destas duas vertentes analíticas potencializam as estruturas simbólicas expressivas e lexicais que constituem os discursos musicais com a temática da morte. Para tanto, observamos a interação entre o esquema le-sol-fi-sol e as tópicas ombra, tempesta e estilo eclesiástico na Missa de Réquiem de Marcos Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ágata Yozhiyoka Almeida, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil, agata.yozhiyoka@gmail.com

Mestre em Música (Musicologia) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e graduada em Ed. Artística com Habilitação em Música pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Desenvolve pesquisas sobre Teoria Tópica, Significação Musical e Discurso Musical na música luso-brasileira dos séculos XVIII e XIX. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Estudos Musicológicos e participa das atividades realizadas pelo Laboratório de Musicologia (LAMUS/EACH-USP), coordenados pelo Prof. Dr. Diósnio Machado Neto. Atualmente é doutoranda em Música (Musicologia) pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e graduanda em Filosofia (Bacharel) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua profissionalmente como Professora Estatutária de Arte na Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Diósnio Machado Neto, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil, dmneto@usp.br

Professor Livre-Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). É professor do programa de Pós-Graduação em Musicologia do Departamento de Música da ECA-USP, onde ministra as disciplinas de Análise da Historiografia Musical Brasileira e Estudos de Significação Musical e do Programa de Pós Graduação em Mudança Social e Participação Política (PROMUSPP) da EACH-USP. Professor Convidado do Magíster en Musicología Latinoamericana da Universidad Alberto Hurtado (Chile). Possui graduação em Bacharel em Música - Habilitação Instrumento - pela Pontificia Universidad Catolica de Chile (1992), mestrado e doutorado em Musicologia pela Universidade de São Paulo (2001; 2008), tendo como orientadores José Eduardo Martins (mestrado) e Mário Ficarelli (doutorado)

Downloads

Publicado

2021-02-21 — Atualizado em 2021-11-14

Versões

Como Citar

ALMEIDA, Ágata Y.; MACHADO NETO, D. Interação entre tópicas musicais e o esquema harmônico le-sol-fi-sol na Missa de Réquiem (1816) de Marcos Portugal. Música Hodie, Goiânia, v. 20, 2021. DOI: 10.5216/mh.v20.61016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/61016. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos