Leitura de partitura musical e leitura de linguagem verbal escrita

convergências e divergências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.60024

Palavras-chave:

Leitura; Linguagem escrita; Música; Partitura musical; Decifração.

Resumo

No presente artigo, objetiva-se estabelecer relações entre o ato de leitura de textos na linguagem escrita e a leitura de partituras musicais, estabelecendo convergências e divergências e inserindo-se num debate dividido entre os que tomam esse ato por decifração e os que o tomam como um processo inteligente de criação de sentidos. O texto alinha-se ao segundo grupo, sobretudo a partir das contemporâneas concepções de educação musical e das concepções de arte como única forma simbólica capaz de explicitar os sentimentos humanos em sua totalidade. Chega-se a conclusões preliminares de que a aproximação teórica dos dois atos de ler pode proporcionar outras perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem da leitura musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Sérgio Demicio, Instituto Federal de Educação,Ciências e Tecnologias de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil,, msdemicio@gmail.com

Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (2012) e Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professor de Arte - música do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia - IFRO, onde também é líder do grupo de pesquisa Linguagens, Artes e Humanidades em Educação na Contemporaneidade - LINAHC. Tem ainda experiências nas áreas de Letras, com ênfase em Linguística, e de Administração Pública, com ênfase em Educação. 

Marcelo Caires Luz, Universidade Estadual Paulista, Marília, São Paulo, Brasil, marcelo.luz@ifro.edu.br

Doutorando em Educação (UNESP/Marília/SP) é Mestre em Gerontologia Social (PUC/SP). Especialista em Educação Musical (FMCG/SP) e Metodologias do Ensino das Artes (UNINTER/PR). É Licenciado em Educação Artística (Arte/Música) e em Pedagogia. Foi Professor EBTT de Arte/Música e Educação Musical do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (de Abr/2017 à MAI/2020). 

Dr. Dagoberto Buim Arena, Universidade Estadual Paulista, Marília, São Paulo, Brasil, arena@marilia.unesp.br

 Professor do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista – UNESP, câmpus de Marília. Licenciado em Letras, mestrado e doutorado em Educação e Livre-docente em Leitura pela UNESP. Pós-Doutorado na Universidade de Évora, Portugal e pela Universidade Sorbonne Paris-IV.

Downloads

Publicado

2020-08-06 — Atualizado em 2021-11-14

Versões

Como Citar

DEMICIO, M. S.; LUZ, M. C.; ARENA, D. B. Leitura de partitura musical e leitura de linguagem verbal escrita: convergências e divergências. Música Hodie, Goiânia, v. 20, 2021. DOI: 10.5216/mh.v20.60024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/60024. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos