Outros saberes, outros fazeres

lógicas e epistemologias musicais populares em Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.59806

Palavras-chave:

Saberes e fazeres musicais, Lógicas Musicais, Educação do Campo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo trazer reflexões teóricas e filosóficas que possam ser aplicadas ao currículo de formação de educadores do campo, visando à valorização de saberes e fazeres musicais que orientam as práticas culturais em comunidades que compõe os povos do campo. Aplicadas ao curso de Licenciatura de Educação do Campo, que reúne em suas práticas metodologias como a alternância pedagógica e os princípios da Educação Popular, pensa-se na orientação do processo de construção de conhecimento para analisar lógicas musicais outras que atendam as especificidades do currículo.  Nesse sentido, propõe-se a reunião de outras Pedagogias, Sociologias, Histórias e Antropologias a fim de constituir um espaço dialógico, emancipador e libertador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Jarbas Pinheiro Ruas Junior, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil, jjruas@uft.edu.br

Bacharel em Música (2010); mestre em Música (2013); e doutorando em Música pela Escola de Música da UFRJ. Atualmente é professor assistente na Universidade Federal do Tocantins na Licenciatura em Educação do Campo: Artes Visuais e Música.

Downloads

Publicado

2021-03-05 — Atualizado em 2021-11-14

Versões

Como Citar

PINHEIRO RUAS JUNIOR, J. J. Outros saberes, outros fazeres: lógicas e epistemologias musicais populares em Educação do Campo. Música Hodie, Goiânia, v. 20, 2021. DOI: 10.5216/mh.v20.59806. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/59806. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos