Reflexões sobre SoundPainting e suas contribuições no Ensino Primário

Palavras-chave: Soundpainting, creación musical, desarrollo de habilidades, educación primaria, improvisación.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades do uso do Soundpainting como recurso educacional para a música dentro da sala de aula do ensino fundamental. Partindo do ponto de vista da metodologia qualitativa, foram recolhidas evidências de professores que utilizaram o Soundpainting com alunos do ensino básico, entrevistando-os de forma semi-estruturada, identificando as diferentes capacidades musicais, pessoais e sociais que os alunos podem desenvolver com esta língua. . A observação não participante também tem sido utilizada para analisar as gravações de suas aulas e identificar diferentes atividades de criação e improvisação musical que essa ferramenta oferece. Os resultados mostram que, ao adaptar o Soundpainting ao nível do aluno, ele oferece uma atmosfera onde eles podem trabalhar e promover sua relação com a música de uma perspectiva mais experiencial, dando aos alunos a liberdade de explorar, desenvolver algumas habilidades e se expressar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Arriaga-Sanz, Universidad del País Vasco

Cristina Arriaga Sanz: profesora titular del área de Didáctica de la Expresión Musical en la Facultad de Educación de Bilbao (Universidad del País Vasco). Doctora en Filosofía y Ciencias de la Educación por esta misma universidad y titulada en Pedagogía Musical. Es miembro del consejo de dirección de la Revista de Psicodidáctica y del consejo editorial de la revista Eufonía: Didáctica de la Música. Ha realizado trabajos y publicaciones acerca de la motivación para el aprendizaje de música en primaria, principalmente en su relación con las formas de actuación del profesorado y las interacciones que se producen durante la práctica educativa musical. También ha investigado acerca de la música tradicional y su aplicación didáctica, el uso de los recursos multimedia en la formación artística del alumnado de Magisterio y los valores y la educación musical.

Publicado
14-09-2019
Como Citar
Ibarmia Urruzola, G., & Arriaga-Sanz, C. (2019). Reflexões sobre SoundPainting e suas contribuições no Ensino Primário. Revista Música Hodie, 19. https://doi.org/10.5216/mh.v19.59507
Seção
Artigos