Musical Image and Musical Hermeneutics

a possible tool for creative Piano (Music) teaching

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v19.58976

Palavras-chave:

Intonazia, Imagem musical, Hermenêutica musical, Janelas Hermenêuticas, Pedagogia criativa do piano

Resumo

Considerando que muitos estudantes ao longo de seus anos de formação não desenvolvem completamente seu potencial imaginativo, proponho neste trabalho que a Imagem Musical/Intonazia associada à Hermenêutica Musical possa apresentar-se como uma interessante alternativa para uma abordagem criativa no ensino de piano. Para tal, resgatamos o debate do século XIX sobre a possibilidade da música ser capaz de representar e significar, discutindo os conceitos de Intonazia de Boris Asafiev, Imagem Musical e o de Janelas Hermenêuticas de Lawrence Kramer, advogando que essas ferramentas possam ser de utilidade para um ensino de piano que estimule a criatividade e imaginação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernesto Frederico Hartmann, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil, ernesto.hartmann@ufes.br

Ernesto Hartmann é Graduado em Piano pela UFRJ, Mestre em Piano pela UFRJ, Doutor em Música (Linguagem Musical) pela UNIRIO e realizou estágio de Pós-Doutorado no PPGMúsica da UFPR. Trabalhou como docente na UFMG, UFRJ, UFSCar e UFF e atuou também como Coordenador do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Vale do Rio Verde e dos cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura em Música) do Conservatório de Música de Niterói. É pesquisador dos grupos Arte, Filosofia e Literatura na Idade Média; Contexto, estruturação, influência e estilo musical entre 1850-1950. Atualmente é Professor Associado e Chefe do Departamento de Teoria da Arte e Música da UFES onde leciona as disciplinas relacionadas à Composição Musical. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG.

Downloads

Publicado

2019-09-17 — Atualizado em 2021-11-14

Versões

Como Citar

HARTMANN, E. F. Musical Image and Musical Hermeneutics: a possible tool for creative Piano (Music) teaching. Música Hodie, Goiânia, v. 19, 2021. DOI: 10.5216/mh.v19.58976. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/58976. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos