O Conceito de Linha Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v20.58722

Palavras-chave:

Teoria e Análise Musical; Schenker; Nível Fundamental; Estrutura Fundamental; Linha Fundamental.

Resumo

O presente artigo consiste em uma exposição acerca do conceito de linha fundamental, Urlinie, bem como de sua contextualização na obra de Schenker. Trata-se de um conceito fundamental da teoria schenkeriana e que, dada a sua importância, se refere à própria concepção de análise musical defendida por Schenker.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Nabuco, Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ivannabuco@gmail.com

Ivan Gonçalves Nabuco é Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC; e Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. É professor e músico e, atualmente, desenvolve projeto de pesquisa de doutorado pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, guisauer@gmail.com

GUILHERME SAUERBRONN DE BARROS é músico, pianista, Mestre em piano pela UFRJ, Doutor em Musicologia pela UNIRIO e professor do Departamento de Música do Centro de Artes da UDESC. Orienta trabalhos em nível de mestrado e doutorado na linha de Processos Criativos do PPGMUS-UDESC. Foi Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Artes da UDESC entre os anos de 2009 e 2013. Sua produção acadêmica concentra-se nas áreas de análise musical (especialmente análise schenkeriana) performance, estética e musicologia. Em 2015 publicou o livro Mahle, Steiner e Goethe: um estudo do conceito de Harmonia. Em 2017 lançou, ao lado do violoncelista Hugo Pilger, o CD A Integral para Violoncelo e Piano de Ernst Mahle, contemplado com o Prêmio Açorianos 2019 em três categorias: melhor CD erudito; melhor compositor (Ernst Mahle); melhor intérprete (Hugo Pilger). Foi editor da Revista DAPesquisa, do CEART-UDESC entre 2009 e 2013 e é membro do conselho editorial da Revista Debates (UNIRIO). É editor da Revista ORFEU do PPGMUS-UDESC desde 2015 e editor convidado do Art Research Journal (ANPPOM-ANPAP-ABRACE) desde 2017.

Downloads

Publicado

2020-06-15 — Atualizado em 2021-11-14

Versões

Como Citar

NABUCO, I.; BARROS, G. A. S. de. O Conceito de Linha Fundamental. Música Hodie, Goiânia, v. 20, 2021. DOI: 10.5216/mh.v20.58722. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/58722. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos