Música Eletroacústica Experimental

Três sistemas para composição e performance gestual

Palavras-chave: composição musical, música eletroacústica, computação musical, música gestual, composição algorítmica

Resumo

A música realizada através de interfaces gestuais vem recebendo destaque nos últimos anos e trazendo novas possibilidades criativas para a comunidade musical. A utilização de sistemas desenvolvidos para interpretar gestos musicais através de interfaces gestuais já é uma realidade entre compositores contemporâneos. Os novos instrumentos já podem ser pensados e projetados livremente de acordo com as necessidades artísticas.  Em consonância com essa realidade este texto expõe uma breve introdução ao tema e apresenta três estudos de caso sobre sistemas musicais projetados para composição e performance eletroacústica em tempo real utilizando diferentes interfaces gestuais. As metodologias usadas na criação dos sistemas e composições resultantes “Just Walking” para sistema ReactMotion, “Tempo Translúcido” para Kinect e sistema de projeção sonora multicanal e “Pendulun” para computador e Theremini são comentadas e analisadas pelos autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloy Fernando Fritsch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasíl

Professor Associado nível 4 do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Leciona para os cursos de Composição Musical (disciplinas de Música Eletroacústica I, II e III, Computação Musical) e Música Popular (Trilhas Sonoras II, Produção Fonográfica II e Prática Musical Coletiva). Doutor em Ciência da Computação (Instituto de Informática da UFRGS - Conceito 7 Capes) com pesquina aplicada na área da música computacional. É professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Música da UFRGS (Conceito 7 Capes) e coordenador do Centro de Música Eletrônica do Instituto de Artes da UFRGS. Atua na área da música prioritariamente em Computação Musical, Música Eletroacústica, Trilha Sonora e Música Popular. Coordenador do grupo de pesquisa em Computação Musical da UFRGS. Atualmente realiza pesquisas em composição musical no projeto de Música Eletroacústica Experimental e o Projeto MpME - Música por Meios Eletrônicos.

Publicado
13-09-2019
Como Citar
Fritsch, E. F., Lumertz, D., & Deitos, D. (2019). Música Eletroacústica Experimental: Três sistemas para composição e performance gestual. Revista Música Hodie, 19. https://doi.org/10.5216/mh.v19.58009
Seção
Artigos