Sargaceiros de Apúlia e Orquestra de Cordas: Contributos para uma Etnopedagogia Musical

Autores

  • Hugo Manuel Soares de Brito e Maria Helena Gonçalves Leal Vieira

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v14i2.38244

Resumo

O ensino da música em conservatórios e academias tem privilegiado o formalismo das obras da cultura oci- dental dita “erudita”, deixando de parte a música tradicional dos povos, tantas vezes inspiradora dessa mesma músi- ca “erudita”. Isto conduz a um crescente fosso entre a matriz cultural dos estudantes e a da comunidade em que estão inseridos. Através de um trabalho baseado na componente auditiva, realizado com a música tradicional dos Sargacei- ros de Apúlia (Braga, Portugal), foi possível compreender algumas potencialidades pedagógicas do patrimônio oral local para a aprendizagem musical, bem como obter um retrato sobre a relação dos alunos com a música tradicional. Palavras-chave: Música Tradicional, Competências Auditivas, Ensino Instrumental em Grupo

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Publicado

2015-10-23

Como Citar

MANUEL SOARES DE BRITO E MARIA HELENA GONÇALVES LEAL VIEIRA, H. Sargaceiros de Apúlia e Orquestra de Cordas: Contributos para uma Etnopedagogia Musical. Música Hodie, Goiânia, v. 14, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/mh.v14i2.38244. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/38244. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos