O ENSINO MUSICAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSIVIDADE E COORDENAÇÃO CORPORAL DOS ATORES

  • Alexandre Cintra Leite Rüger e Sonia Regina Albano de Lima

Resumo

O presente artigo discute e resume parte do levantamento bibliográfico da dissertação de mestrado de Alexandre Ruger (2007). O levantamento serviu de subsídio na constituição de uma fundamentação teórica para a pesquisa e para a prática pedagógica realizada pelo mestrando nos cursos de sensibilização musical ministrados aos alunos de licenciatura em artes cênicas do IA-UNESP e ao Grupo Teatral Atrás do Grito. No levantamento realizado foram citados alguns profissionais da área, entre eles: Konstantin Stanislavski, Antonin Artaud, Klauss Vianna, Jerzy Grotowski, Jacques Copeau; Jacques Lecoq e Etienne-Marcel Decroux. Embora os argumentos dos autores citados não expressem verbalmente a necessidade de uma preparação musical para atores, os mesmos induzem o ator a obter uma formação cênica que promova a criatividade, a expressividade e a abertura de canais perceptivos, habilidades estas que podem ser intensificadas com um trabalho de sensibilização musical.
Palavras-chave: Sensibilização musical; Artes cênicas; Coordenação corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
06-02-2008
Como Citar
Sonia Regina Albano de Lima, A. C. L. R. e. (2008). O ENSINO MUSICAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSIVIDADE E COORDENAÇÃO CORPORAL DOS ATORES. Revista Música Hodie, 7(2), 53-72. https://doi.org/10.5216/mh.v7i2.3301
Seção
Artigos