O Concerto para Viola e Orquestra de Antônio Borges-Cunha: forma e interpretação

Autores

  • Ricardo Lobo Kubala
  • Emerson Luiz de Biaggi

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25827

Resumo

O objeto de estudo deste artigo é o Concerto para Viola e Orquestra de Antônio Borges-Cunha. Investigou- -se a obra por meio da observação de sua estruturação formal, o que resultou em informações relevantes tanto para o entendimento da obra em si como para tomadas de decisão no âmbito interpretativo. Em seguida, aplicaram-se esses conceitos a questões específicas da área de práticas interpretativas, mediante trabalho de delineamento de sensações de movimento e direção. Esta investigação versa sobre interpretação e questionamentos quanto a caminhos que instrumentistas podem tomar na busca por resultados ricos em elementos expressivos. É um estudo dirigido especificamente para a área de práticas interpretativas e, em âmbito mais abrangente, para compositores que se interessem pelo processo de criação e interpretação de uma obra. Palavras-chave: Música contemporânea brasileira; Música para viola e orquestra; Interpretação musical.

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Publicado

2013-08-14

Como Citar

LOBO KUBALA, R.; LUIZ DE BIAGGI, E. O Concerto para Viola e Orquestra de Antônio Borges-Cunha: forma e interpretação. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 13, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/mh.v13i1.25827. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/25827. Acesso em: 26 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos