O Arcabouço de uma Proposta de Metodologia Analítica para o Tonalismo do Século XIX: uma revisão taxonômica da teoria da modulação

Autores

  • Marcus Alessi Bittencourt

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25811

Resumo

Este artigo apresenta uma série de definições e explanações teóricas que servem de base para uma proposta de metodologia analítica para o tonalismo oitocentista, no contexto de uma antecipação de tópicos centrais a um trabalho de pesquisa mais amplo. São apresentadas propostas para uma revisão taxonômica da Teoria da Modulação em dois sistemas de classificação paralelos, segundo os critérios de impacto modulatório e fatura modulatória. O artigo procura demonstrar a fundamentação histórica das proposições analíticas realizadas, destacando em especial, através de alguns exemplos analíticos de repertório, o seu aparelhamento para grafar a linguagem harmônica do tonalismo expandido do século XIX. Palavras-chave: Análise musical; Teoria da modulação; Estruturação musical; Harmonia tonal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-08-12

Como Citar

ALESSI BITTENCOURT, M. O Arcabouço de uma Proposta de Metodologia Analítica para o Tonalismo do Século XIX: uma revisão taxonômica da teoria da modulação. Música Hodie, Goiânia, v. 13, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/mh.v13i1.25811. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/25811. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos