Parâmetros de Improvisação Encontrados nas Músicas não ocidentais: estudos para elaboração de propostas em contextos formativos

Autores

  • Ana Luisa Fridman

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v13i1.25809

Resumo

Visando contribuir para uma abordagem mais abrangente e reflexiva em torno da prática da improvisação, discorremos sobre materiais, procedimentos e conceitos encontrados em alguns fazeres da música não ocidental. Com este objetivo, detalhamos alguns destes materiais no raga do norte da Índia, no tarab árabe e em alguns estudos sobre a percussão africana. Ao final de nosso artigo fazemos uma proposta de desdobramento de alguns dos materiais e conceitos abordados em uma atividade de improvisação sob parâmetros rítmicos assimétricos direcionada para músicos adultos. O artigo que apresentamos aqui é parte de uma pesquisa de doutorado em fase de finalização e o referencial teórico utilizado consiste em estudos da Etnomusicologia, estudos de pesquisadores que abordam especificamente a prática da improvisação e pesquisadores de origem não ocidental que tratam dos fazeres musicais de suas respectivas culturas. Palavras-chave: Improvisação musical; Música não ocidental; Parâmetros rítmicos na música; Contextos formativos em música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-08-12

Como Citar

LUISA FRIDMAN, A. Parâmetros de Improvisação Encontrados nas Músicas não ocidentais: estudos para elaboração de propostas em contextos formativos. Música Hodie, Goiânia, v. 13, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/mh.v13i1.25809. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/25809. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos