A Leitura e Interpretação de Cifras Alfabéticas no Teclado

Autores

  • Silvio Merhy

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v12i2.23528

Resumo

O repertório de música tradicional e popular sempre foi considerado relevante para a formação musical no Instituto Villa-Lobos da Unirio. Em 1980 foi empreendido um estudo sobre a metodologia do piano em grupo pelas professoras Maria de Lourdes Gonçalves e Maria José Michalski em conjunto com o autor. O grupo de pesquisa ali composto organizou cursos de extensão que atraíram o interesse de pianistas e professores de piano. Durante este período foram pesquisadas as habilidades funcionais no uso do teclado e, vinculado a elas, foi criado, pelo autor do artigo, o Método de Leitura e Interpretação de Cifras Alfabéticas no Teclado. O Método tem como base os estilos de acompanhamento que incluem 9as, 11as, 13as e alguns intervalos estranhos à estrutura de 3as. Seu desenvolvimento permitiu implantar uma nova disciplina na Unirio, a Harmonia de Teclado, ensinada atualmente em grupos de doze alunos no Laboratório de Pianos Eletrônicos. Palavras-chave: Harmonia de teclado; Piano em grupo; Ensino de música popular cifrada.

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Publicado

2013-04-05

Como Citar

MERHY, S. A Leitura e Interpretação de Cifras Alfabéticas no Teclado. Música Hodie, Goiânia, v. 12, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/mh.v12i2.23528. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/23528. Acesso em: 20 abr. 2024.

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Seção

Outras Palavras