Definição de Sintaxe Composicional a Partir do Estabelecimento de Hierarquias Entre Sonoridades Tricordais Relacionadas por Similaridade

Autores

  • Weskley Dantas e Liduino Pitombeira

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v12i2.22645

Resumo

Neste artigo é descrito o processo de definição de um sistema composicional que estabelece relações hierárquicas entre conjuntos de classes de notas tricordais a partir da similaridade entre seus vetores intervalares. Inicialmente, com base no modelo de cálculo de similaridade proposto por Lewin, é construída uma tabela para cada tricorde, que relaciona todos os tricordes pelos seus índices de similaridade, dividindo-os em classes. Em seguida, realizamos um breve exame do conceito de sistemas simbólicos e de sua aplicabilidade no domínio da música, o que nos possibilitou formalizar o sistema composicional que foi a base para o planejamento da obra Temperamentos, para quarteto de cordas. Palavras-chave: Similaridade vetorial; Sistema composicional; Temperamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-02-18

Como Citar

DANTAS E LIDUINO PITOMBEIRA, W. Definição de Sintaxe Composicional a Partir do Estabelecimento de Hierarquias Entre Sonoridades Tricordais Relacionadas por Similaridade. Música Hodie, Goiânia, v. 12, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/mh.v12i2.22645. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/22645. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos