LETRAMENTOS CRÍTICOS E O PROCESSO DE RESIGNIFICAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM RELAÇÃO A SUA PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Rita de Cássia dos Santos PENTEADO Instituto Federal de Mato Grosso, campus Pontes e Lacerda
  • Dánie Marcelo de JESUS Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v22i1.54490

Resumo

Este trabalho discute uma experiência, no âmbito do ensino médio, de uma professora de inglês, escola pública, em processo de ressignificação de sua prática. Teoricamente, este estudo se pauta nas perspectivas dos letramentos críticos, com ênfase na reflexividade, criticidade e no conceito de brechas de Duboc (2015). O percurso teórico metodológico se baseia na pesquisa interpretativa, assentada em Denzin e Lincoln (2010). O instrumento de geração de dados se deu por meio de diários produzidos pela professora no início, no meio e no final do projeto que ela desenvolveu com seus alunos. Nos resultados, há evidências que a professora passou por um processo de reflexividade em sua prática, mas ao mesmo tempo descreve as contradições e suas ressignificações de sentido no que toca ser professora.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia dos Santos PENTEADO, Instituto Federal de Mato Grosso, campus Pontes e Lacerda

Professor do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Pontes e Lacerda.

Dánie Marcelo de JESUS, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem.

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Publicado

16-08-2018

Como Citar

PENTEADO, R. de C. dos S., & JESUS, D. M. de. (2018). LETRAMENTOS CRÍTICOS E O PROCESSO DE RESIGNIFICAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA EM RELAÇÃO A SUA PRÁTICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA. Linguagem: Estudos E Pesquisas, 22(1). https://doi.org/10.5216/lep.v22i1.54490

Edição

Seção

Dossiê temático Estudos em Linguística Aplicada com foco na formação de professores: conexões e abrangências