REALISMO CRÍTICO E ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO: MODELO ANALÍTICO EXPLANATÓRIO

Autores

  • Solange M. BARROS Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v22i1.54477

Resumo

Neste artigo, apresento um ensaio teórico acerca do realismo crítico e análise crítica do discurso. Procuro mostrar as aproximações e implicações entre essas duas abordagens. O trabalho está dividido em quatro seções. Na primeira, teço considerações sobre a filosofia do realismo crítico de Bhaskar. Na segunda, apresento a abordagem da análise crítica do discurso de Fairclough. Na terceira, mostro algumas implicações do realismo crítico para com os estudos do discurso. Argumento, à luz do pensamento de Fairclough, Jessop e Sayer, que o discurso não pode ser reduzido somente ao jogo de sinais sem identificar e explorar as condições extra-semióticas que o tornam possível e garantam a sua efetividade. Na quarta e última seção, teço considerações sobre o modelo analítico com base na ‘crítica explanatória’ de Bhaskar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange M. BARROS, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Pós-doutorado no Instituto de Educação (IOE), pela Universidade de Londres.

Downloads

Publicado

16-08-2018

Como Citar

BARROS, S. M. (2018). REALISMO CRÍTICO E ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO: MODELO ANALÍTICO EXPLANATÓRIO. Linguagem: Estudos E Pesquisas, 22(1). https://doi.org/10.5216/lep.v22i1.54477

Edição

Seção

Texto da autora convidada