DESESTABILIZANDO IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS EM UMA SALA DE AULA DE INGLÊS

Autores

  • Fernanda Caiado da Costa FERREIRA Universidade Federal de Goiás - Regional Goiânia
  • Rosane Rocha PESSOA Universidade Federal de Goiás - Regional Goiânia

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v22i1.54471

Resumo

Neste artigo, problematizamos as percepções de cinco alunas e dois alunos acerca das discussões sobre língua, ocorridas em uma sala de aula de Prática Oral 2 de Inglês, de um curso de licenciatura em Letras: Inglês, no segundo semestre de 2016. As discussões foram realizadas em inglês por meio de textos ensaísticos e literários sobre o tema. O material empírico aqui apresentado, gerado por meio de entrevista, evidencia que as discussões foram relevantes no processo de desinvenção de ideologias linguísticas, tendo as/os licenciandas/os sublinhado a ampliação de seu conceito de língua ao relacionarem-na a contexto, poder e sociedade. Dessa forma, as discussões tiveram desdobramentos em sua formação como professoras/es ao promover reflexões acerca do papel da língua na construção de realidades desiguais e subalternas. As reflexões aqui feitas se fundamentam em teorizações críticas e decoloniais, que evidenciam que todo conhecimento é imbricado em relações de poder que precisam ser compreendidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Caiado da Costa FERREIRA, Universidade Federal de Goiás - Regional Goiânia

Mestre em Letras e Linguística, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Goiânia.

Rosane Rocha PESSOA, Universidade Federal de Goiás - Regional Goiânia

Professora associada de Língua Inglesa na Faculdade de Letras da UFG, Regional Goiânia, e doutora em Linguística Aplicada pela UFMG.

Downloads

Publicado

16-08-2018

Como Citar

FERREIRA, F. C. da C., & PESSOA, R. R. (2018). DESESTABILIZANDO IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS EM UMA SALA DE AULA DE INGLÊS. Linguagem: Estudos E Pesquisas, 22(1). https://doi.org/10.5216/lep.v22i1.54471

Edição

Seção

Dossiê temático Estudos em Linguística Aplicada com foco na formação de professores: conexões e abrangências