ATIVIDADE DE DESENHO COMO INSTRUMENTO MEDIDOR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA UM ALUNO “DISLÉXICO”

Autores

  • Juliana Reichert Assunção TONELLI Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v22i1.54470

Resumo

Este artigo apresenta o resultado da análise de uma atividade de desenho, utilizada como um instrumento no processo de ensino e aprendizagem de compreensão e produção escrita em inglês a um aluno “disléxico” em uma escola pública no Estado do Paraná. A pesquisa que deu origem a este trabalho foi desenvolvida em duas fases. Na primeira, foram observadas 19 aulas de inglês no contexto acima indicado. Na segunda fase (geração de dados), 12 aulas foram ministradas por mim, professora-pesquisadora, e uma sequência didática (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993) foi aplicada em torno do gênero textual “carta de apresentação pessoal”, em consonância com os pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), assim como proposto por Bronckart (2003, 2004, 2006) e Schneuwly e Dolz (2004). Os dados foram analisados com base nos conceitos do ISD, especialmente nos conceitos de instrumento (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; RABARDEL, 1995); mediação (VYGOTSKY, 2001); e capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993). Os resultados apontam o papel fundamental da atividade de desenho como um dos instrumentos mediadores e revelam que as dificuldades do aluno se deram em função da falta de desenvolvimento da sua capacidade linguístico-discursiva em língua inglesa. Contudo ele lançou mão de estratégias e revelou ter capacidades de ação e discursiva parcialmente desenvolvidas, descontruindo, assim, seu lado de dislexia em grau severo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Reichert Assunção TONELLI, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina. Docente no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

16-08-2018

Como Citar

TONELLI, J. R. A. (2018). ATIVIDADE DE DESENHO COMO INSTRUMENTO MEDIDOR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA UM ALUNO “DISLÉXICO”. Linguagem: Estudos E Pesquisas, 22(1). https://doi.org/10.5216/lep.v22i1.54470

Edição

Seção

Dossiê temático Estudos em Linguística Aplicada com foco na formação de professores: conexões e abrangências