ASPECTOS DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR

Autores

  • Silvio Nunes da SILVA JÚNIOR Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5216/lep.v22i1.54469

Resumo

Nos estudos da linguagem, o campo transdisciplinar da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2009) representa um contexto de reflexões contínuas sobre os usos da linguagem nas práticas sociais. Nele, variadas questões são cautelosamente tratadas, no que tange a teoria, a metodologia e a análise no desenvolvimento de pesquisas que transcendem os limites das salas de aula de educação básica e superior. O propósito desse estudo é refletir a Linguística Aplicada (LA) como campo de ressignificação, com olhares para as contribuições do percurso que a linha vem trilhando para a formação de novos pesquisadores, isso com base em pontos específicos, a saber: a subjetividade e a ética. O argumento central é de que a LA não determina questões estáticas para serem seguidas, mas sim, propicia o desenvolvimento de inquietações diversas para problematizar o que está posto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Nunes da SILVA JÚNIOR, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL).

Downloads

Publicado

16-08-2018

Como Citar

SILVA JÚNIOR, S. N. da. (2018). ASPECTOS DA LINGUÍSTICA APLICADA PARA A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR. Linguagem: Estudos E Pesquisas, 22(1). https://doi.org/10.5216/lep.v22i1.54469

Edição

Seção

Dossiê temático Estudos em Linguística Aplicada com foco na formação de professores: conexões e abrangências