Notícias

  • Chamada para publicação - Linguagem: Estudos e Pesquisas, vol. 24, n. 1

    10-12-2019

    Dossiê Temático: O ensino de línguas por meio de gêneros e mediado por tecnologias digitais

    Ementa: O dossiê proposto originou-se de discussões realizadas durante o processo de coordenação de um simpósio temático no X SIGET - SIMPOSIO INTERNACIONAL DE ESTUDIOS DE GÉNEROS TEXTUALES, realizado na Facultad de Lenguas, da Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina, de 16 a 18 de setembro de 2019, e tem como objetivo reunir estudos que promovam reflexões de cunho teórico-metodológico e prático sobre o ensino de línguas por meio de gêneros discursivos e mediado por tecnologias digitais. Nesse sentido, intenta agregar trabalhos que: a) tematizem as políticas institucionais de ensino de línguas no Brasil e em outros países, analisando e discutindo documentos oficiais, propostas curriculares, linhas editoriais e materiais didáticos; b) revelem propostas didáticas aplicadas, centradas no ensino de línguas por meio de gêneros e mediado por tecnologias digitais, bem como seus resultados;  c) investiguem o funcionamento da língua em um ou mais gêneros, assumindo-os como elementos centrais nos processos de ensino e aprendizagem e como forma de ação e de interação dos sujeitos nos diferentes campos de atuação humana; d) focalizem a formação de professores no tocante ao trabalho com os gêneros e as tecnologias digitais no ensino de línguas; e) evidenciem e discutam as potencialidades e dificuldades do trabalho com os gêneros e as tecnologias no ensino de línguas.

    Além dos artigos para o dossiê temático, a LINGUAGEM: Estudos e Pesquisas ainda receberá artigos para a Sessão Temática Livre, Resenhas e Entrevistas, desde que estejam no escopo dos Estudos da Linguagem.

    Prazos: O envio do artigo deve ser feito exclusivamente pelo site da revista, conforme orientações disponíveis em submissões, até o dia 15 de março de 2020.

    Saiba mais sobre Chamada para publicação - Linguagem: Estudos e Pesquisas, vol. 24, n. 1
  • Chamada para publicação - Linguagem: Estudos e Pesquisas, vol. 23, n. 2

    19-08-2019

    Dossiê temático: Literatura contemporânea e/ou suas interfaces com outros sistemas semióticos artísticos

    Ementa: A discussão sobre a relação entre a literatura e outras artes, como a música, a pintura, o cinema, o teatro, a escultura, a arquitetura, o HQ e a fotografia etc. instaura diálogos, reflexões e discussões com outras formas de manifestações artísticas. O confronto entre o uso estético da linguagem escrita e das especificidades de outras artes sempre estiveram presentes no pensamento ocidental mas, em tempos ditos pós-modernos, ressignificam à luz do mundo globalizado.  Sob o ponto inter-relacional dos intertextos e das interações dos pontos de vista temáticos e formais, seduz leitor/espectador/ouvinte e afins constituindo uma intertextualidade pluridisciplinar. Neste dossiê da revista Linguagem: Estudos e Pesquisas, serão acolhidos artigos que apresentem esse enfoque teórico, descritivo ou experimental na área de literatura contemporânea e/ou suas interfaces com outros sistemas semióticos artísticos.

    Prazos: O envio do artigo deve ser feito exclusivamente pelo site da revista, conforme orientações disponíveis em submissões, até o dia 31 de outubro de 2019.   Saiba mais sobre Chamada para publicação - Linguagem: Estudos e Pesquisas, vol. 23, n. 2
  • Chamada para publicação - v. 23, n. 1

    14-03-2019

    Ementa: História da Língua Portuguesa em diferentes perspectivas

    Conhecer a história de um língua e de seu povo, de certa forma, também é conhecer a história de seus textos, abrangendo diferentes processos de mudanças sociais e linguísticas. O estudo do texto oral ou escrito, dessa forma, não se encerra nele mesmo. Do texto como objeto de estudo, o pesquisador passa a estabelecer relações com a sua história, seus responsavéis, a sua escrita, a sua datação, entre outros elementos. Tendo em vista a importância dos textos e do seu contexto de produção para os estudos linguísticos, a revista Linguagem: Estudos e Pesquisa está com chamada aberta para artigos resultantes de pesquisas que investigam diferentes aspectos da história da língua portuguesa, numa perspectiva multidisciplinar, com foco nos seguintes eixos: relação entre língua e texto, estrutura e funcionamento da língua, diacronia do português, historiografia dos estudos linguísticos brasileiros e portugueses, cultura material e crítica de fontes.

    Organizadores: Phablo Roberto Marchis Fachin e Maria Helena de Paula

    Prazos: O envio do artigo deve ser feito exclusivamente pelo site da revista, conforme orientações disponíveis em submissões, até o dia 31 de maio de 2019.

    Além do Dossiê temático, “Linguagem: Estudos e Pesquisas” também publica artigos de temática livre, desde que tematizem questões afetas à linguagem. Entrevistas e resenhas pertinentes ao Dossiê em questão também podem ser submetidas para avaliação.Os editores de número podem, ainda, convidar pesquisadores(as) de renomado destaque na área para a publicação de “Texto de autor(a) convidado(a)”.

    Saiba mais sobre Chamada para publicação - v. 23, n. 1
  • Prorrogado o prazo do envio de artigos para o número 01, volume 21

    21-06-2017

    Foi prorrogado para o dia 10 de julho de 2017 o prazo para o envio de artigos que serão publicados no número 01, volume 21, da Revista LINGUAGEM – Estudos e Pesquisas (ISSN 2358-1042).

    Em comemoração aos vinte anos de sua criação e em coerência à sua história de acolher temas diversos afetos aos estudos e pesquisas sobre a linguagem, em suas múltiplas dimensões e abordagens teóricas, este primeiro número de 2017 será ATEMÁTICO.
    As submissões devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail revistalinguagem@gmail.com e obedecer às normas de publicação da revista (https://www.revistas.ufg.br/lep/about/submissions#authorGuidelines).

    Saiba mais sobre Prorrogado o prazo do envio de artigos para o número 01, volume 21
  • Chamada para publicação número 1 do volume 21

    25-04-2017
    Em comemoração aos vinte anos de sua criação, a LINGUAGEM – Estudos e Pesquisas (ISSN 2358-1042) está com chamada aberta para publicação do seu número 1, volume 21. Em coerência à sua história de acolher temas diversos afetos aos estudos e pesquisas sobre a linguagem, em suas múltiplas dimensões e abordagens teóricas, este primeiro número de 2017 será ATEMÁTICO.
    As submissões devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail revistalinguagem@gmail.comaté 24 de junho de 2017. Obedecer às normas de publicação da revista (https://www.revistas.ufg.br/lep/about/submissions#authorGuidelines) e demonstrar contribuição para os estudos e pesquisas em linguagem são condição inicial para que a comissão editorial encaminhe o manuscrito para a avaliação cega por pares. Saiba mais sobre Chamada para publicação número 1 do volume 21