Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista, em partes ou no todo.

  • Todos os autores da contribuição atendem aos critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa está omitido da lista de autores.

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 2MB).

  • URLs para as referências foram informadas quando necessário e são válidas e prontas para serem acessadas.

  • O texto está em espaçamento simples entre linhas e sem espaçamento entre parágrafos; a fonte é Times New Roman, tamanho 11; emprega-se itálico apenas em palavras ou expressões de língua estrangeira; as figuras e tabelas estão inseridas no texto e estão devidamente numerados e intitulados.

  • Os artigos que contêm aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações estão referenciados de maneira explícita.

  • Os artigos que contêm uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores os citam devidamente.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo "sem identificação" e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

  • Pesquisas que exijam a aprovação do Comitê de Ética com Seres Humanos (CEP), obrigatoriamente devem encaminhar como documento complementar o PARECER DE APROVAÇÃO.
  • O artigo NÃO pode estar publicado parcialmente ou completamente em qualquer outro veículo de publicação.
  • O artigo não se configura apenas como uma descrição de estudo de caso.

Diretrizes para Autores

I - NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS
  1. A Revista Linguagem: Estudos e Pesquisas é uma revista que recebe, prioritariamente, textos de autores doutores, mestrandos e doutorandos (com seus orientadores), vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu. As contribuições devem ser inéditas e versar sobre as ementas dos dossiês temáticos e, quando for o caso da sessão de temática livre, sobre o domínio dos estudos de linguagem, em sentido amplo. Aceita para aprovação, ainda, resenhas críticas de obras publicadas há, no máximo, dois anos e que versem sobre os interesses da revista.
  2. A Revista Linguagem: Estudos e Pesquisas aceita trabalhos escritos em português, espanhol, francês, italiano e inglês, desde que respeitados os padrões ortográficos vigentes em cada língua. Os textos deverão estar acompanhados de resumo e palavras-chave em português, em inglês e espanhol.
  3. A Revista Linguagem: Estudos e Pesquisas poderá convidar autores para a publicação de artigos, conforme interesse e decisão de seus editores e comissão editorial.
§ 1ºAconselha-se que os projetos de que se originam os trabalhos e os órgãos de fomento, quando for o caso, sejam indicados, em nota explicativa no rodapé da página.
§ 2º Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está/estarão automaticamente cedendo os direitos autorais para a Revista Linguagem: Estudos e Pesquisas, concordando com as diretrizes editoriais da revista e assumindo que o texto foi devidamente revisado.
§ 3º É proibida a tradução de artigos publicados na Revista para outro idioma e/ou a sua publicação em outro veículo de publicação sem a autorização expressa dos editores da Revista Linguagem: Estudos e Pesquisas
§ 4º Os originais submetidos serão arbitrados por dois membros do Conselho Editorial da  Revista Linguagem: Estudos e Pesquisas ou por pareceristas ad hoc.  Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro parecerista. Eventualmente o Conselho Consultivo poderá manifestar-se sobre artigos submetidos à Revista Linguagem: Estudos e Pesquisas. Membros da comissão Científica emitirão parecer sobre os trabalhos, aprovando-os ou sugerindo as alterações que julgarem necessárias. No caso dos textos produzidos por autores convidados, o peer review será realizado pelos membros do Conselho Editorial da revista.
§ 5º Os trabalhos que requererem alterações serão encaminhados aos autores para procederem às modificações sugeridas pelos pareceristas e editores e, no prazo máximo de sete (7) dias, devem ser devolvidos com as correções às sugestões feitas.
§ 6º Dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.
 
 
II - ENVIO DE ORIGINAIS
O material para publicação deve ser submetido pela Plataforma SEER, no Portal de periódicos da UFG, no endereço http://www.revistas.ufg.br/index.php/lep. Devem ser enviadas duas versões dos trabalhos, uma “sem identificação” em qualquer passagem do texto, inclusive em auto-referências, e outra devidamente informada. Os passos para submissão constam no sítio.
Os textos submetidos devem conter entre 10 e 15 páginas, incluindo bibliografia e anexos quando for o caso, em espaçamento simples.
As páginas deverão ser configuradas da seguinte maneira:
a) Tamanho do papel: A5
b) Margens: superior e esquerda (3cm), inferior e direita (2 cm)
c) Tipo: Times New Roman
d) Texto: corpo 11
e) Espaçamento entre linhas: simples; espaçamento entre parágrafos, antes e depois: 0
f) Citações com mais de três linhas completas: recuo 1,25 cm, corpo 10.
g) Resumo/Abstract: sem recuo, títulos em negrito, corpo 9.
h) Notas de rodapé: sem recuo, corpo 9, justificado.
i) As notas de rodapé devem figurar necessariamente ao pé das páginas onde seus índices numéricos aparecem.
j) Os destaques como aspas, negrito e itálico originais na citação devem ser informados, após a página, com a expressão grifo(s) ou destaque(s) do(a) autor (a) ou grifo(s) ou destaque(s) nosso(s).
k) As citações com menos de três linhas completas devem figurar no corpo do texto, com aspas e completa referência, no modelo autor, ano, página, entre parêntese. Se o autor já estiver citado no parágrafo, indicam-se apenas a data e a página, se for o caso, entre parêntese.
 
Estrutura do trabalho
Os textos devem obedecer à seguinte ordem:
a) Título em negrito, centralizado, em caixa alta, tamanho 11; tradução do título para o inglês e o espanhol, uma linha abaixo do mesmo, em tamanho 10. No caso de textos em outras línguas, tradução do título para o português.
b) Resumo, no idioma do texto (mínimo 100 e máximo 150 palavras), duas linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento e em espaçamento simples e fonte tamanho 9.
c) Palavras-chave (até cinco), uma linha abaixo do resumo, separadas por ponto e vírgula.
d) Duas linhas abaixo das palavras-chave, deverão constar o resumo em inglês e espanhol, seguindo os mesmos padrões da versão em português. Se o original for escrito em língua estrangeira, deve-se apresentar resumo e palavras-chave em português.
e) Corpo do texto: duas linhas abaixo das palavras-chave inicia-se o texto, em espaçamento simples entre linhas e sem espaçamento entre parágrafos; os subtítulos correspondentes a cada parte do texto deverão figurar à esquerda, em negrito e sem adentramento.
f) Duas linhas abaixo do texto, sem adentramento, deverão figurar as Referências, em ordem alfabética e cronológica, indicando exclusivamente os trabalhos citados no texto. As Referências devem ser dispostas em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, atendendo-se aos padrões da NBR 6023:2018 da ABNT. Solicita-se que todos os nomes de autores, organizadores e editores (quando for o caso) das obras referenciadas estejam por extenso e que seja informado o nome dos tradutores em obras traduzidas.
g) Duas linhas abaixo das Referências, se considerado imprescindível, sob o subtítulo Bibliografia consultada, alinhado à esquerda, em negrito e sem adentramento, podem ser indicadas, também em ordem alfabética e cronológica, obras consultadas ou recomendadas, não referenciadas no texto, em até 30% do total das obras citadas.
 
Ilustrações
Ilustrações compreendem figuras, desenhos, gráficos, quadros, mapas, esquemas, fórmulas, modelos, fotografias, radiografias. As legendas devem ser inseridas abaixo das ilustrações, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos e centralizadas. As figuras, os desenhos, os gráficos, os quadros, os esquemas, as fórmulas e os modelos devem ser inseridos no texto e enviados em arquivo separado, no programa em que foram gerados. Os mapas, as fotografias e as radiografias também devem ser enviados em arquivos separados e em alta resolução (300 dpi). Todas as imagens de autoria alheia devem ter autorização expressa para publicação na “Revista Linguagem: estudos e pesquisas”, em preto e branco, na versão impressa.
 
Tabelas e quadros
Tabelas devem ser usadas para apresentação de informações tratadas estatisticamente e quadros para sintetizar e organizar informações textuais. O título de tabelas insere-se na parte superior, centralizado; o título de ilustrações e quadros deve ser apresentado na parte inferior, alinhado à esquerda. A numeração é consecutiva, em algarismos arábicos; caso seja necessário especificar a fonte de dados, esta deverá ser colocada abaixo da tabela ou do quadro e o texto, alinhado à esquerda. Tabelas devem ser construídas com as bordas laterais abertas e sem linhas de separação de colunas e não devem ultrapassar o limite de uma folha.

Anexos e/ou Apêndices
Quando imprescindíveis à compreensão do texto, e inclusos no limite de 15 páginas, Anexos e/ou apêndices, seguindo formatação dos subtítulos, devem ser incluídos no final do artigo, após as Referências ou a bibliografia consultada.
 
 
III - EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS
 
Livros
Stafuzza, Grenissa Bonvino. Análise do Discurso literário: das vozes de Homero em Joyce. Curitiba: Appris, 2011.
 
Dissertações e teses
FERNANDES JÚNIOR, Antônio. Os entre-lugares do sujeito e da escritura em Arnaldo Antunes. 2007. 158 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2007.
 
Artigos de periódicos
DE PAULA, Maria Helena. Nomes e significados do trabalho rural solidário. Polifonia, Cuiabá, v. 20, n. 27, p. 251-268, 2013.
 
Trabalho em congresso ou similar (publicado)
BORGES, Luciana. Literatura erótica de autoria feminina: questões de sexualidade e gênero. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DO CURSODE HISTÓRIA DA UFG/JATAÍ, 1., 2010. Jataí. Anais [...]. Jataí: UFG, 2010. p. 1-11.
 
 
IV - OUTRAS INSTRUÇÕES
Co-autoria
Os artigos submetidos, salvo casos excepcionais, devem conter autoria de, no máximo, 3 autores/as. A co-autoria implica participação em todas as fases da produção (coleta e interpretação de dados, análise literária, redação e revisão etc.). Recomenda-se que o primeiro autor seja aquele com maior participação efetiva nas diferentes fases do trabalho. Caso considere pertinente, o Conselho Editorial poderá solicitar a justificativa de inclusão das co-autorias.
 
Endogenia
A cada edição será permitida a publicação de, no máximo, 20% de autores/as vinculados/as à UFG.
 
Publicações sucessivas de um mesmo autor
Não será permitida a publicação de artigos de um mesmo autor em números consecutivos.
 
Ética de publicação, plágio e fabricação de dados
O Conselho Editorial adota como prevenção sistemas de detecção de plágio; entretanto, se depois de publicado o artigo houver comprovação de plágio, imperícia, fraude, e ou fabricação de dados o mesmo será excluído do sistema. A  Linguagem: Estudos e Pesquisas segue ainda as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics) descritas em: http://publicationethics.org/.
 
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, salvo os indicados no rodapé da primeira página para contatos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.