Sobre a Revista

Foco e Escopo
A Revista Linguagem: Estudos e Pesquisas tem como objetivos ser um espaço de publicação para áreas múltiplas do saber direcionado, prioritariamente, ao público universitário, sendo aberto à pluralidade teórico-metodológica; ser um espaço de reflexão científico-cultural; ser um espaço que propicie o intercâmbio e a divulgação de produções especializadas de pesquisadores de diferentes instituições, áreas da Linguística e Literaturas e de áreas afins cujo objeto de investigação seja linguagem.
A Linguagem: Estudos e Pesquisas não cobra por submissão, avaliação e publicação dos artigos completos, configurando-se, assim, como periódico de publicação e acesso gratuitos e livres (open access).
 
Processo de Avaliação pelos Pares
Será feita a avaliação preliminar do atendimento aos critérios técnicos de apresentação e formatação do texto, consoante ao disposto pelas Normas de Apresentação da Revista e do Edital de Chamada de Colaborações.
No caso de atendimento às exigências técnicas, a proposta será encaminhada ao Conselho Editorial para avaliação. No caso de não atendimento às exigências técnicas, a proposta poderá ser recusada ou encaminhada ao autor para adequações, o qual terá até 7 (sete) dias para reenviar a proposta. A proposta não reenviada no prazo previsto será automaticamente retirada do processo de avaliação.
A aprovação do texto para publicação será feita considerando-se as seguintes exigências: i) ter parecer favorável de 2 (dois) pareceristas, que deverão analisar o mérito e a relevância acadêmica do texto e classificá-lo como: a) recomendado; b) recomendado com sugestões de correção; c) não recomendado; ii) no caso de 1 (um) dos pareceres indicar não recomendação, o texto será enviado a um terceiro parecerista; iii) no caso de recomendação com sugestões de correção, as mesmas devem ser claramente indicadas por escrito no parecer; iv) a publicação é condicionada ao atendimento das correções indicadas pelo/s parecerista/s; v) cabe aos editores de número e editores chefes decidirem quanto à publicação do texto final. Havendo necessidade, o Conselho Editorial e Consultivo poderão contribuir com a avaliação em caso de submissões muitos especificas.
 
Periodicidade
A revista Linguagem: Estudos e Pesquisas é uma publicação semestral a partir do volume 14 e de circulação nacional e internacional.
 
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo (resumos, artigos e volume completos). seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
 
Fomento
Agradecemos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), pelo fomento aos volumes 16 (n. 2), 17 (n. 1 e n. 2), 18 (n. 1 e n. 2) e 19 (n. 1 e n. 2), por meio da Chamada Pública 11/2012.
 
Histórico do periódico
Linguagem: Estudos e Pesquisas” foi criada em 1997, graças ao esforço do então Curso de Letras, notadamente dos professores Braz José Coelho e Sirlene Duarte que, juntos, levaram a cabo esse projeto até 2010, apesar de todas as dificuldades enfrentadas. É a primeira revista da Universidade Federal de Goiás (UFG) em um campus do interior, o que torna a sua criação, em anos e contextos mais duros do Campus Catalão e pouco conhecimento das regras editoriais de qualificação de periódicos, um pioneirismo do Departamento de Letras. Ao completar treze volumes, em 2010, deixa de ser anual e, com o fito de atender a critérios de qualidade, torna-se semestral. No segundo semestre de 2011, com a aprovação do Mestrado em Estudos da Linguagem, a pioneira Linguagem: Estudos e Pesquisas assume o desafio de ser a revista deste programa de pós-graduação do Departamento de Letras da UFG/Campus Catalão. É nas trilhas do pioneirismo de seus idealizadores que, reformulada em seu projeto editorial, Linguagem: Estudos e Pesquisas mantém o propósito de sua criação: ser um espaço de divulgação de estudos e pesquisas que envolvam a linguagem, em suas multifacetadas relações com outros objetos que a constituem e com ela se relacionam".
A partir do volume 20, ano 2016, a Linguagem: Estudos e Pesquisas assume o desafio de ser um periódico de suporte apenas eletrônico, cessando a sua versão impressa.
 
Bases de acesso e indexação
 
PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
LATINDEX
JURN
CARINIANA
DOAJ
DIADORIM
CROSS REF
WORLDCAT
DIALNET
ERIH PLUS
 
 

Braz José Coelho e Maria Helena de Paula – Editores chefes