Notícias

Chamada para publicação - v. 23, n. 1

14-03-2019

Ementa: História da Língua Portuguesa em diferentes perspectivas

Conhecer a história de um língua e de seu povo, de certa forma, também é conhecer a história de seus textos, abrangendo diferentes processos de mudanças sociais e linguísticas. O estudo do texto oral ou escrito, dessa forma, não se encerra nele mesmo. Do texto como objeto de estudo, o pesquisador passa a estabelecer relações com a sua história, seus responsavéis, a sua escrita, a sua datação, entre outros elementos. Tendo em vista a importância dos textos e do seu contexto de produção para os estudos linguísticos, a revista Linguagem: Estudos e Pesquisa está com chamada aberta para artigos resultantes de pesquisas que investigam diferentes aspectos da história da língua portuguesa, numa perspectiva multidisciplinar, com foco nos seguintes eixos: relação entre língua e texto, estrutura e funcionamento da língua, diacronia do português, historiografia dos estudos linguísticos brasileiros e portugueses, cultura material e crítica de fontes.

Organizadores: Phablo Roberto Marchis Fachin e Maria Helena de Paula

Prazos: O envio do artigo deve ser feito exclusivamente pelo site da revista, conforme orientações disponíveis em submissões, até o dia 31 de maio de 2019.

Além do Dossiê temático, “Linguagem: Estudos e Pesquisas” também publica artigos de temática livre, desde que tematizem questões afetas à linguagem. Entrevistas e resenhas pertinentes ao Dossiê em questão também podem ser submetidas para avaliação.Os editores de número podem, ainda, convidar pesquisadores(as) de renomado destaque na área para a publicação de “Texto de autor(a) convidado(a)”.

Saiba mais sobre Chamada para publicação - v. 23, n. 1

Edição Atual

v. 22 n. 2 (2018)
Ver Todas as Edições