INSETOS DE POTENCIAL IMPORTÂNCIA FORENSE E NA SAÚDE PÚBLICA EM REGIÃO URBANA DE MINAS GERAIS: FREQUÊNCIA RELATIVA E VARIAÇÃO SAZONAL DE FAUNA ATRAÍDA E CRIADA EM CARCAÇAS DE ROEDORES

Autores

  • Lucas Beuter
  • Paula Arruda Fernandes
  • Priscila Borges Barros
  • Caroline Rodrigues de Souza
  • Júlio Mendes

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v41i4.21711

Palavras-chave:

Insetos necrófagos, Calliphoridae, Sarcophagidae, Dermestidae, Área urbana.

Resumo

Insetos necrófagos podem ser importantes indicadores forenses. Moscas necrófagas são tambémcapazes de transmitir patógenos e causar miíase facultativa em seres humanos. O presente estudoteve como objetivo obter informações sobre os insetos necrófagos da área urbana de Uberlândia-MG. Armadilhas com carcaças de roedores foram colocadas em três locais diferentes da cidade nooutono, inverno e primavera de 2007 e verão de 2008. As armadilhas consistiam de uma gaiola comuma carcaça de Rattus norvegicus (Berkenhout ) (Rodentia: Muridae), uma cobertura em formade pirâmide e uma bandeja abaixo das gaiolas para a retenção de insetos imaturos. Eram feitascoletas diárias de insetos adultos e imaturos até a completa decomposição das carcaças nos locaisde exposição. Foram coletados 1.797 insetos nas armadilhas e outros 5.937 espécimes criaram-senas carcaças. Os insetos atraídos pertencem a pelo menos 51 espécies de 15 famílias de dípterose coleópteros. Sarcophagidae foi a família mais rica em espécies e Tricharaea (Sarcophagula)occidua (Fabricius, 1794) (Diptera: Sarcophagidae), a espécie mais abundante. Os insetos criadospertencem a 18 espécies de Diptera e uma de Coleoptera. Lucilia eximia (Wiedemann, 1819)(Diptera: Calliphoridae) foi a espécie mais abundante, correspondendo a 75% dos espécimescriados. Várias espécies criaram-se exclusivamente ou quase exclusivamente em uma única estaçãodo ano. Espécies de Peckia criaram-se somente no inverno; Hemilucilia segmentaria (Fabricius,1805) (Diptera: Calliphoridae), apenas no outono e Musca domestica e Dermestes maculatus(DeGeer, 1774) (Coleoptera: Dermestidae), exclusivamente na primavera. Os resultados apontaramvárias espécies como potenciais indicadores forenses na área urbana de Uberlândia-MG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BEUTER, L.; FERNANDES, P. A.; BARROS, P. B.; SOUZA, C. R. de; MENDES, J. INSETOS DE POTENCIAL IMPORTÂNCIA FORENSE E NA SAÚDE PÚBLICA EM REGIÃO URBANA DE MINAS GERAIS: FREQUÊNCIA RELATIVA E VARIAÇÃO SAZONAL DE FAUNA ATRAÍDA E CRIADA EM CARCAÇAS DE ROEDORES. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 41, n. 4, 2012. DOI: 10.5216/rpt.v41i4.21711. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/21711. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES