DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL ENTRE A FEBRE MACULOSA BRASILEIRA E O DENGUE NO CONTEXTO DAS DOENÇAS FEBRIS AGUDAS

Autores

  • Kerla Joeline Lima Monteiro Laboratório de Hantaviroses e Rickettioses do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz, RJ.
  • Tatiana Rozental Laboratório de Hantaviroses e Rickettioses do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz, RJ.
  • Elba Regina Sampaio de Lemos Laboratório de Hantaviroses e Rickettioses do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz, RJ.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v43i3.32220

Palavras-chave:

Febre maculosa, rickettsioses, dengue, Brasil.

Resumo

Doenças febris agudas são comuns e frequentemente associadas com agentes infecciosos em países tropicais como o Brasil. Com manifestações clínicas inespecíficas de difícil diferenciação de uma série de doenças endêmicas como dengue, leptospirose e outras doenças graves, a febre maculosa brasileira raramente tem sido considerada no diagnóstico. Este fato tem retardado o tratamento antimicrobiano específico e, por isso, determinado a elevada letalidade frequentemente observada no País. Neste artigo, discute-se a dificuldade do diagnóstico diferencial entre a febre maculosa brasileira e o dengue, uma das doenças infecciosas mais importantes e frequentes no Brasil e causadora de epidemias relatadas periodicamente, visto que a possibilidade de erros no diagnóstico em virtude da semelhança clínica é uma realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-10-09

Como Citar

MONTEIRO, K. J. L.; ROZENTAL, T.; DE LEMOS, E. R. S. DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL ENTRE A FEBRE MACULOSA BRASILEIRA E O DENGUE NO CONTEXTO DAS DOENÇAS FEBRIS AGUDAS. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 241–250, 2014. DOI: 10.5216/rpt.v43i3.32220. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/32220. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ATUALIZAÇÃO / UP TO DATE