PREVALÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Brucella ovis E ANTI-Brucella abortus EM OVINOS DO MUNICÍPIO DE COLINAS, TOCANTINS, BRASIL

Autores

  • Nekita Évely Ximenes Martins
  • Jefferson Douglas de Moura Almeida
  • Marco Giannoccaro Silva
  • Marlos Gonçalves Sousa
  • Luis Antônio Mathias
  • Katyane de Sousa Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v42i2.25525

Palavras-chave:

Brucelose, Epididimite, Testes sorológicos.

Resumo

A brucelose é uma enfermidade infecciosa, causada por bactérias do gênero Brucella spp. responsáveis por desordens reprodutivas nos animais, especialmente nos ruminantes. Este trabalho objetivou determinar a presença de anticorpos anti-Brucella ovis e anti-Brucella abortus em ovinos de 14 propriedades cadastradas na Associação de Ovinocultores do município de Colinas, Tocantins, Brasil. Para isso, amostras de soro de 450 ovinos foram analisadas por meio da aglutinação rápida em placa com Antígeno Acidificado e Tamponado (AAT) e, quando reagentes, foram realizados os testes de Aglutinação Lenta em Tubos (SAT) e 2-Mercaptoetanol (2-ME) para pesquisar cepas lisas (B. abortus). Para a pesquisa de cepas rugosas (B. ovis), foi realizada a Imunodifusão em Gel de Ágar (IDGA) e, quando reagente, foi realizada a Fixação de Complemento (FC). Das amostras analisadas, 142 (31,6%) reagiram ao teste de IDGA, dentre estas, apenas 4 (2,8%) foram confirmadas na FC. Ante o AAT, apenas 20 (4,4%) se mostraram positivas, das quais 14 (70%) foram confirmadas no SAT/2-ME. Os resultados obtidos nos testes de FC e SAT/2-ME e analisados pelo Teste de Fisher e OR demonstraram significância estatística entre a positividade e a faixa etária, sendo maior a chance de um animal em reprodução ser positivo para brucelose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

XIMENES MARTINS, N. Évely; DE MOURA ALMEIDA, J. D.; GIANNOCCARO SILVA, M.; GONÇALVES SOUSA, M.; MATHIAS, L. A.; DE SOUSA ALMEIDA, K. PREVALÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Brucella ovis E ANTI-Brucella abortus EM OVINOS DO MUNICÍPIO DE COLINAS, TOCANTINS, BRASIL. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 42, n. 2, 2013. DOI: 10.5216/rpt.v42i2.25525. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/25525. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES