AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE DIFUSÃO DO DISCO PARA O TESTE DE SENSIBILIDADE AO FLUCONAZOL DE ISOLADOS DE Cryptococcus laurentii

Autores

  • Reginaldo S. Pedroso
  • Joseane C. Ferreira
  • Karen R. C. Costa
  • Regina C. Candido

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v42i1.23592

Palavras-chave:

Cryptococcus laurentii, Testes de sensibilidade, Difusão do disco, Fluconazol, Concentração fungicida mínima.

Resumo

Cryptococcus laurentii é um patógeno humano raro, ubíquo na natureza. O objetivo deste estudo foi avaliar a aplicação do método de difusão do disco para determinar a sensibilidade ao fluconazol de isolados de C. laurentii e determinar a concentração fungicida mínima (CFM) do fluconazol. Foi determinada a sensibilidade ao fluconazol pelos métodos de difusão do disco e microdiluição em caldo de 11 isolados de C. laurentii, de acordo com CLSI (Clinical and Laboratory Standards Institute), e a CFM pelo método de microdiluição em caldo. O método de difusão do disco mostrou quatro isolados sensíveis, três sensíveis dose-dependentes e quatro resistentes, enquanto que pelo método de microdiluição, 10 isolados foram sensíveis e um sensível dose-dependente. A concordância entre os dois métodos foi de 36,4%. Um isolado apresentou CFM de 8 ?g/mL e dois de 64 ?g/mL. Embora o número de isolados estudados seja pequeno, os resultados sugerem que o método de difusão do disco não deve ser usado na determinação da sensibilidade in vitro dos isolados de C. laurentii ao fluconazol, e apesar de ser uma droga fungistática, o fluconazol pode apresentar atividade fungicida in vitro para alguns isolados do complexo C. laurentii.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PEDROSO, R. S.; FERREIRA, J. C.; COSTA, K. R. C.; CANDIDO, R. C. AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE DIFUSÃO DO DISCO PARA O TESTE DE SENSIBILIDADE AO FLUCONAZOL DE ISOLADOS DE Cryptococcus laurentii. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 42, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rpt.v42i1.23592. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/23592. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES