DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE Ehrlichia canis EM CÃES DE GOIÂNIA, BRASIL

Autores

  • Sabrina Castilho Duarte
  • Juliana Alves Parente
  • Guido Fontgalland Coelho Linhares

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v42i1.23591

Palavras-chave:

Erliquiose monocítica canina, Pancitopenia tropical canina, Filogenia, Epidemiologia molecular, Similaridades genéticas.

Resumo

Ehrlichia canis é um parasito bacteriano intracelular obrigatório, agente da Erliquiose MonocíticaCanina. O método de diagnóstico laboratorial de rotina é realizado pela demonstração microscópicadireta das inclusões intraleucocitárias. Mais recentemente a reação em cadeia da polimerase (PCR)foi introduzida como um método para aumentar a sensibilidade e a especificidade do diagnóstico.O objetivo deste trabalho foi pesquisar a presença de Ehrlichia em cães na cidade de Goiânia,Goiás, por métodos de diagnóstico molecular. Para o estudo, foram obtidas 40 amostras de sanguede cães sintomáticos atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Goiás. Todasas amostras, após a extração de DNA, foram testadas pela PCR empregando-se oligonucleotídeosgênero-específicos e, posteriormente, espécie-específicos para o gene 16S rRNA. Em seguida, foirealizada a purificação do produto de PCR espécie-específico para a realização de sequenciamento.Destas, 17 mostraram-se PCR positivas tanto nas reações para gênero quanto para a espécie E.canis. Os produtos de PCR foram sequenciados e as sequências com melhor qualidade (n=5)foram escolhidas para estudos subsequentes. A análise de similaridade pelo BLASTn demonstroucorrespondência com a espécie Ehrlichia canis. Graças à utilização do programa Mega4 foi possívelverificar que as amostras de E. canis provenientes de cães da cidade de Goiânia apresentam elevadograu de similaridade molecular com os isolados de referência para a mesma subespécie de outrasregiões do Brasil e do mundo. Amostras de E. canis de cães avaliados neste estudo formam grupofilogenético bem definido, juntamente com amostras de referência de E. canis de diferentes regiõesgeográficas. As sequências obtidas foram depositadas no GenBank como sequências parciais dogene 16S rRNA de E. canis, procedentes de Goiânia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DUARTE, S. C.; PARENTE, J. A.; LINHARES, G. F. C. DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE Ehrlichia canis EM CÃES DE GOIÂNIA, BRASIL. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 42, n. 1, 2013. DOI: 10.5216/rpt.v42i1.23591. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/23591. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES