COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE CENTRÍFUGO-FLUTUAÇÃO UTILIZADOS PARA A RECUPERAÇÃO DE OVOS DE HELMINTOS EM AMOSTRAS DE AREIA

Autores

  • Viviana Cauduro Matesco UFG
  • Marilise Brittes Rott
  • Márcia Bohrer Mentz

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v40i4.16765

Palavras-chave:

Métodos de flutuação, Areia, Toxocara spp, Ancilostomídeos, Saúde Pública, Zoonoses.

Resumo

A deposição de fezes de animais no ambiente constitui um problema de saúde pública que deveser avaliado e controlado. Neste contexto, os geohelmintos desempenham um papel patogênicoimportante tanto no ser humano quanto nos animais. Este estudo objetivou comparar a eficiência detrês métodos de centrífugo-flutuação utilizados na rotina de laboratório para a recuperação de ovos dehelmintos do solo em 50 amostras coletadas aleatoriamente em areias próximas ao estuário Guaíba,zona sul do município de Porto Alegre, RS, Brasil. As amostras de areia foram submetidas aosmétodos de Faust et al. modificado, Kazacos modificado e Ruiz et al.. Os resultados foram expressosem número e/ou percentual de amostras positivas e de recuperação de ovos entre os métodosutilizados. Do total de amostras analisadas, 7/50 (14%) foram positivas para ovos de Toxocara spp. e1/50 (2%) apresentou também ovos de ancilostomídeos. Dentre os métodos utilizados, o de Kazacosrecuperou ovos de helmintos em quatro das sete amostras positivas. As taxas de recuperação pelosdemais métodos foram as seguintes: Ruiz et al. (3/7) e Faust et al. (2/7), utilizando-se amostras de6g, e (1/7) com amostras de 30g. Os dados do presente estudo não mostraram diferenças entre osmétodos utilizados para a recuperação de ovos de helmintos do ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-01-02

Como Citar

MATESCO, V. C.; ROTT, M. B.; MENTZ, M. B. COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE CENTRÍFUGO-FLUTUAÇÃO UTILIZADOS PARA A RECUPERAÇÃO DE OVOS DE HELMINTOS EM AMOSTRAS DE AREIA. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 40, n. 4, p. 323–330, 2012. DOI: 10.5216/rpt.v40i4.16765. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/16765. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES