AVALIAÇÃO DA FREQUÊNCIA DE PARASITOS INTESTINAIS E DO ESTADO NUTRICIONAL EM ESCOLARES DE UMA AREA PERIURBANA DE SALVADOR, BAHIA, BRASIL

Autores

  • Marieli Tavares Leite Seixas UFG
  • Joelma Nascimento de Souza
  • Robson da Paixão de Souza
  • Márcia Cristina Aquino Teixeira
  • Neci Matos Soares

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v40i4.16762

Palavras-chave:

Enteroparasitoses, Estado nutricional, Escolares.

Resumo

A elevada prevalência de parasitos intestinais nos países subdesenvolvidos se deve, principalmente,às precárias condições de saneamento básico e ao baixo nível de escolaridade da população. Estetrabalho avaliou a associação entre frequência dos parasitos intestinais e estado nutricional etambém o perfil socioeconômico dos alunos da primeira à quarta série de uma escola municipaldo bairro Jardim Valéria, subúrbio de Salvador, Bahia, Brasil. A análise parasitológica foi realizadaem 200 estudantes pelo método de Hoffman-Pons-Janer. O estado nutricional foi avaliadosegundo a classificação de Waterlow, utilizando-se a curva padrão adotada pelo National Center ofHealth Statistic. Os resultados demonstraram uma prevalência de 94% (188/200) de infecção porenteroparasitos, sendo a faixa etária mais atingida a de 6 a 9 anos. Os parasitos com frequência maiselevada foram: Entamoeba coli (43,5%), Ascaris lumbricoides (25%), Endolimax nana (22%) eEntamoeba histolytica/E. dispar (21,5%). Em relação à diversidade de parasitos, 39% das criançasinfectadas apresentavam monoparasitismo; 33%, biparasitismo e 22%, multiparasitismo. A análisedo estado nutricional de 147 alunos na faixa etária de 6 a 10 anos mostrou que 15% tinham déficitnutricional. No entanto, não foi demonstrada uma correlação positiva entre crianças parasitadas edéficit nutricional, em razão da elevada frequência de crianças parasitadas (78,9%) classificadascomo eutróficas. Os dados deste estudo confirmam a elevada prevalência de parasitos intestinaise má nutrição entre os escolares de populações de baixa renda. Em conseqüência, destaca-se aimportância de programas de educação em saúde para prevenção de infecções parasitárias e daadoção de medidas que melhorem o estado nutricional das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-01-02

Como Citar

SEIXAS, M. T. L.; SOUZA, J. N. de; SOUZA, R. da P. de; TEIXEIRA, M. C. A.; SOARES, N. M. AVALIAÇÃO DA FREQUÊNCIA DE PARASITOS INTESTINAIS E DO ESTADO NUTRICIONAL EM ESCOLARES DE UMA AREA PERIURBANA DE SALVADOR, BAHIA, BRASIL. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 40, n. 4, p. 304–314, 2012. DOI: 10.5216/rpt.v40i4.16762. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/16762. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES