Resposta Imune Humoral ao Antígeno rGroES do Mycobacterium tuberculosis em Pacientes com tuberculose e seus Contatos Domiciliares

Autores

  • Adeliane Castro da Costa UFG
  • Michelle Cristina Guerreiro dos Reis
  • Bruna Daniella de Souza Silva
  • Monalisa Martins Trentini
  • Ana Paula Junqueira-Kipnis

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v40i1.13915

Palavras-chave:

Mycobacterium tuberculosis, GroEs, ELISA, Anticorpos IgG e IgM, Pacientes, Contatos.

Resumo

A tuberculose (TB) continua sendo um dos mais urgentes problemas de saúde pública do mundo, com 8 a 10 milhões de novos casos e 2 a 3 milhões de mortes a cada ano. Cerca de 50 milhões de pessoas estão infectadas com o Mycobacterium tuberculosis. A fim de desenvolver testes para imunodiagnóstico da TB, vários antígenos têm sido testados na resposta imune humoral de pacientes com TB ativa. O teste imunoenzimático de ELISA realizado com amostras de plasma de 45 pacientes com tuberculose pulmonar e 172 contatos (96 prova tuberculínica negativa e 76, positiva) foi conduzido para avaliação da resposta imune humoral, com pesquisa de anticorpos das classes IgM e IgG contra o antígeno recombinante GroEs do Mycobacterium tuberculosis (MtGroEs).
Pacientes com tuberculose pulmonar ativa apresentaram maiores níveis de IgG anti-rGroEs do que indivíduos saudáveis, o que permitiu a discriminação entre os dois grupos e sugeriu resposta imune humoral específica a este antígeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-04-14

Como Citar

COSTA, A. C. da; REIS, M. C. G. dos; SILVA, B. D. de S.; TRENTINI, M. M.; JUNQUEIRA-KIPNIS, A. P. Resposta Imune Humoral ao Antígeno rGroES do Mycobacterium tuberculosis em Pacientes com tuberculose e seus Contatos Domiciliares. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 40, n. 1, p. 23–34, 2011. DOI: 10.5216/rpt.v40i1.13915. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/iptsp/article/view/13915. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES