ACIDENTES COM MAT ERIAL BIOLÓGICO ENTRE PROFISSIONAIS DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM GOIÂNIA

Autores

  • Adriana Oliveira Guilarde
  • Ana Maria de Oliveira
  • Marianna Tassara
  • Bethânia de Oliveira
  • Sabrina Sgambatti de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpt.v39i2.10730

Palavras-chave:

Acidente ocupacional, Material biológico, Profissional da saúde.

Resumo

Os profissionais da área da saúde vivem sob risco de exposição a material biológico em seu ambiente de trabalho e uma das mais temidas consequências é a transmissão de doenças infecciosas. A principal forma de evitar os acidentes profissionais é precaver-se durante o contato com o paciente. Neste estudo descritivo, pretendeu-se avaliar os acidentes profissionais com material biológico ocorridos entre profissionais do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG), na cidade de Goiânia, durante o período de janeiro de 2006 a maio de 2007. O acidente foi caracterizado e definiu-se o

 

status sorológico do profissional para hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV. No período do estudo, foram acompanhados 46 profissionais no ambulatório de Infectologia do HC/UFG. Os acidentes ocorreram principalmente entre os técnicos de enfermagem (50%) e, em sua maioria (87%), durante o manuseio de agulhas e processamento de materiais. Não foi observada soroconversão para nenhuma das infecções monitoradas durante o período de seguimento. Quase 30% dos acidentados não haviam sido vacinados contra hepatite B, o que evidencia a necessidade de reforçar/oferecer a vacinação para todos os profissionais de saúde da instituição. Ressalta-se também a necessidade de educação continuada para a adoção de medidas preventivas que favoreçam a redução da frequência de acidentes profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-08-04

Como Citar

GUILARDE, A. O.; OLIVEIRA, A. M. de; TASSARA, M.; DE OLIVEIRA, B.; ANDRADE, S. S. de. ACIDENTES COM MAT ERIAL BIOLÓGICO ENTRE PROFISSIONAIS DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM GOIÂNIA. Revista de Patologia Tropical / Journal of Tropical Pathology, Goiânia, v. 39, n. 2, p. 131–136, 2010. DOI: 10.5216/rpt.v39i2.10730. Disponível em: https://revistas.ufg.br/iptsp/article/view/10730. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS / ORIGINAL ARTICLES