v. 44 n. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?

					Visualizar v. 44 n. 1 (2019): Dossiê Pobreza, desigualdades e educação: novas concepções ou velhos dilemas?
Publicado: 2019-05-08

Dossiê

  • A ESCOLA COMO TEMPO/ESPAÇO DE RESISTÊNCIA E SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES: A RELAÇÃO COM OS TERRITÓRIOS

    Dulcinéa Campos, Itamar Mendes da Silva Mendes Silva, Carolina Falco Fernandes Valpassos
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55683
  • DESIGUALDADE SOCIAL E O DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

    Marcilene Pelegrine Gomes, Aldimar Jacinto Duarte
    16-31
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55708
  • DESAFIOS PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE POBREZA: QUEM SÃO OS POBRES NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS?

    Juciley Silva Evangelista Freire, José Carlos da Silveira Freire
    32-46
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55663
  • AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS INDÍGENAS: O DIREITO À DIFERENÇA E À EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NUM CONTEXTO DE EXCLUSÃO SOCIAL

    Maria simone jacomini Novak, Rosângela Célia Faustino, Maria Christine Berdusco Menezes
    47-62
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55644
  • POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL NA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA

    Ranulfo Cavalari Neto, Sonia Maria Dantas Berger, Joana Mansur de Souza, Paula Kwamme Latgé, Mônica Tereza Christa Machado, Marlene Merino Alvarez
    63-76
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55622
  • PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE JOVENS DAS CAMADAS POPULARES SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS

    Ivone Maria Mendes Silva, Maria Isabel Silva Leme
    77-92
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55686
  • A UNIVERSIDADE E A FAVELA: HIERARQUIA SOCIAL E GUERRA DE MEMÓRIAS

    Mariana Machado Rocha
    93-110
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55638
  • POLÍTICA DE COTAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: LUTAS E DESAFIOS NO COMBATE À POBREZA E DESIGUALDADE DE ESTUDANTES NEGROS

    JOELMA INÊS EVANGELISTA, Carina Elisabeth Maciel
    111-127
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55654
  • Perfil socioeconômico de alunos do Prouni e ex-beneficiários do Programa Bolsa Família de uma Universidade sem fins lucrativos de São Paulo

    André Pires, Paulo Cesar Ricci Romão
    128-150
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55588
  • A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E A REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NO CONTEXTO DE FRAGILIZAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS.

    Ernny Coêlho Rêgo, Marinina Gruska Benevides
    151-163
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55626

Artigos

  • QUALIFICAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL A PARTIR DA LÓGICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO

    Edna Castro de Oliveira, Maria Geovana Melim Ferreira
    164-179
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.56120
  • Temas perigosos para educação? Juventudes, instituições de ensino, gênero e sexualidades

    Cristiane Gonçalves da Silva, Tatiana Lionço
    180-195
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.48959
  • OS CONTOS DE FADAS: ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA MITIGAR ESTEREÓTIPOS FEMININOS

    Luciana Fernandes Cimetta, Andreza Marques de Castro Leão
    196-209
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.48784
  • Corpo, Gênero e Sexualidade no Cotidiano Escolar: Possíveis olhares

    Carolina Sobreira Cesar
    210-226
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.48980
  • DOCÊNCIA MASCULINA E MEMÓRIAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA

    Adriana Horta de Faria, Magda Sarat, Larissa Wayhs Trein Montiel
    227-242
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.48958
  • Onde estão os profissionais do gênero masculino na educação infantil? Reflexões históricas sobre a docência com crianças pequenas

    DIEGO PAIVA BAHLS, Aliandra Cristina Mesomo Lira
    243-257
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.48970