ARMADILHAS NO LABIRINTO: A CONFORMAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA À AGENDA EDUCACIONAL NEOLIBERAL E SEU IMPACTO NO TRABALHO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.61788

Resumo

O artigo apresenta a síntese de uma pesquisa que objetivou compreender e analisar criticamente o processo de empresariamento da educação pública no estado de Goiás. Por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental, fundamentadas no referencial teórico-metodológico do materialismo histórico dialético, analisamos os principais programas implementados pela Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes que materializaram nas escolas estaduais o “Pacto pela Educação”, um conjunto de reformas proposto por essa secretaria no ano de 2011. Os resultados da pesquisa apontam para a criação de novas formas de controle e conformação do trabalho docente a determinadas concepções políticas e pedagógicas, cuja gênese está na agenda educacional neoliberal, propagadas principalmente pelo Banco Mundial.

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Biografia do Autor

Rosivaldo Pereira de Almeida, Universidade Estadual de Goiás(UEG), Cidade de Goiás, Goiás, Brasil, rosivaldo2705@hotmail.com

Doutor em Educação pela UFG (Conceito 5 na CAPES), mestre em educação pela UFG, especialista em História Cultural pela Faculdade de História da UFG, especialista em Docência Universitária pela Universo/Campus Goiânia, se licenciou em História.

Sandra Valéria Limonta Rosa, Universidade Federal de Goiás(UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, sandralimonta@gmail.com

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Marília), doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou estágio pós-doutoral em Educação na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO). Professora associada da Universidade Federal de Goiás (UFG) na Faculdade de Educação.

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Publicado

2021-01-15

Como Citar

ALMEIDA, R. P. de; ROSA, S. V. L. ARMADILHAS NO LABIRINTO: A CONFORMAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA À AGENDA EDUCACIONAL NEOLIBERAL E SEU IMPACTO NO TRABALHO DOCENTE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 1017–1029, 2021. DOI: 10.5216/ia.v45i3.61788. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/61788. Acesso em: 28 mar. 2024.