PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Ana Priscila de Lima Araújo Azevedo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO https://orcid.org/0000-0001-5245-5814
  • Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Professora Associada do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc) https://orcid.org/0000-0002-3577-1716
  • Carla Patricia Acioli Lins UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOProfessora do curso de licenciatura em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea https://orcid.org/0000-0001-6941-4656

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.55640

Resumo

O presente artigo se insere nas discussões sobre formação inicial de professores, no qual se objetivou uma aproximação das práticas avaliativas realizadas no contexto das atividades do estágio por estudantes sem experiência docente do curso de pedagogia de uma instituição pública de ensino superior do agreste pernambucano, analisando, ainda, se e como as memórias relativas às práticas avaliativas presentes em sua escolarização e formação acadêmica podem influenciar essas práticas. A partir do movimento discursivo dos sujeitos, trilhamos o percurso teórico-metodológico embasado na Análise do Discurso (ORLANDI, 2010). Os resultados apontam para o entendimento de que as memórias se constituem como experiências importantes para mobilizar práticas avaliativas ao longo do estágio supervisionado.

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Biografia do Autor

Ana Priscila de Lima Araújo Azevedo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

MESTRANDA DO CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA NA LINHA DE PESQUISA DE DOCÊNCIA, ENSINO E APRENDIZAGEM NO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

TEMAS DE INTERESSE: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Professora Associada do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Seus focos de estudo estão centrados na área de Educação, com ênfase em Políticas e Práticas Curriculares, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo; Políticas Curriculares; Práticas Curriculares; Práticas de Avaliação; Formação de Professores e Cotidiano Escolar.

Carla Patricia Acioli Lins, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOProfessora do curso de licenciatura em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea

Doutora em Sociologia

temáticas de interesse Formação inicial e Continuada de Professores; Processos de Profissionalização de Docentes  

 

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Publicado

2020-01-02

Como Citar

AZEVEDO, A. P. de L. A.; ALMEIDA, L. A. A. de; ACIOLI LINS, C. P. PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 3, p. 700–710, 2020. DOI: 10.5216/ia.v44i3.55640. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55640. Acesso em: 19 abr. 2024.