A ESCOLARIZAÇÃO DOS IMIGRANTES ALEMÃES EM JUIZ DE FORA: PROJETOS EM DISPUTA ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.67782

Resumo

Em meados do século XIX, o Brasil recebeu grupos de imigrantes de diferentes etnias. Esse processo foi resultado de uma política governamental que atraiu para Juiz de Fora (MG): alemães, italianos, árabes e portugueses. A fim de compreender os impactos da imigração na organização dos processos educativos e sua configuração no município, buscou-se levantar e analisar as fontes do Arquivo da Paróquia de Nossa Senhora da Glória, dando enfoque à escola alemã. Os resultados demonstraram as disputas existentes entre os colonos e os padres redentoristas pelo controle dos bens e do programa de ensino dessa instituição, no que diz respeito ao ensino da língua e da religião de origem.

PALAVRAS-CHAVE: Alemães. Imigração. Escolarização. Infância. Secularização.

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Biografia do Autor

Paloma Rezende de Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Carangola, Minas Gerais, Brasil, paloma.oliveira@uemg.br

Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Carangola. Pós-doutorado em Educação realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da Unirio (2018). Doutorado em Ciências Humanas e Educação pela PUC-Rio (2016). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009).

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

OLIVEIRA, P. R. de. A ESCOLARIZAÇÃO DOS IMIGRANTES ALEMÃES EM JUIZ DE FORA: PROJETOS EM DISPUTA ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 464–481, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i2.67782. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/67782. Acesso em: 29 mar. 2024.