POLÍTICAS DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL PÓS-LDB/96 – DESAFIOS PARA A AVALIAÇÃO

Autores

  • Maria das Graças Medeiros Tavares Universidade Federal de Alagoas e da UFRJ
  • Stela Maria Meneghel FURB e da Univ. da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Fabiane Robl Universidade de São Paulo
  • Gladys Beatriz Barreyro Universidade de São Paulo
  • José Carlos Rothen Universidade de São Carlos
  • José Vieira de Sousa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15029

Resumo

O presente trabalho contém parte dos resultados da pesquisa interinstitucional intitulada Políticas de Avaliação e Expansão da Educação Superior no Brasil pós-LDB/1996 que vem sendo desenvolvida por pesquisadores vinculados ao Grupo de Trabalho de Políticas de Educação Superior da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação GT 11 da ANPEd. A pesquisa faz parte do Projeto Integrado UNIVERSITAS/Br que objetiva investigar de maneira mais abrangente o fenômeno da expansão e avaliação da Educação Superior no Brasil pós 1996. A análise desenvolvida caracteriza o cenário global e local onde foram elaboradas as políticas de expansão da Educação Superior e as concepções de avaliação, nos governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) – 1995-2002 – e de Luiz Inácio Lula da Silva – 2003-2010. Conclui que o grande desafio que se coloca na atualidade é como assegurar um processo de avaliação permanente que garanta a associação do aumento de vagas no ensino superior à exigência de qualidade do ensino.

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Publicado

2011-09-23

Como Citar

TAVARES, M. das G. M.; MENEGHEL, S. M.; ROBL, F.; BARREYRO, G. B.; ROTHEN, J. C.; SOUSA, J. V. de. POLÍTICAS DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL PÓS-LDB/96 – DESAFIOS PARA A AVALIAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 81–100, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i1.15029. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/15029. Acesso em: 29 mar. 2024.