A INVISIBILIDADE DA CRIANÇA IMIGRANTE NO ATENDIMENTO EDUCATIVO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PONTA GROSSA/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.68036

Resumo

No interior dos fluxos migratórios, as crianças constituem um dos grupos mais vulneráveis às violações de direitos e com menor visibilidade para sua condição nos deslocamentos. Com o aumento da imigração no Brasil, constatou-se, também, um número significativo de crianças imigrantes na rede pública de ensino de Ponta Grossa/PR, o que desencadeou a realização do estudo cujos resultados parciais trazemos neste texto. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre a invisibilidade das crianças imigrantes e seus reflexos no atendimento educacional na referida rede de ensino. A pesquisa qualitativa teve como estratégias metodológicas o questionário e a entrevista semiestruturada. O estudo conclui que a invisibilidade das crianças se evidencia nas práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.

PALAVRAS-CHAVE: Criança Imigrante. Educação. Prática Pedagógica. Invisibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilúcia Antônia de Resende Peroza, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil, malu.uepg@gmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2001), mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012) e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017). Atualmente é professora Adjunta na Universidade Estadual de Ponta Grossa, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UEPG.

Natália Mendes dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil, nataliamendes1410@outlook.com

Graduada do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora de Educação Infantil na rede privada de ensino de Ponta Grossa. 

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

PEROZA, M. A. de R.; SANTOS, N. M. dos. A INVISIBILIDADE DA CRIANÇA IMIGRANTE NO ATENDIMENTO EDUCATIVO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PONTA GROSSA/PR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 728–745, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i2.68036. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68036. Acesso em: 28 mar. 2024.