CONSTELAÇÕES CRÍTICAS EM JOAN MIRÓ E MANOEL DE BARROS: ENTRE LINHAS TORTAS, SUCATAS E PASSARINHOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.65098

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer reflexões acerca de alguns elementos das obras de Joan Miró e Manoel de Barros, propondo possibilidades críticas de diálogo constelatório que tem como referência artistas que se encontram em campos diferentes da arte e também de produção. Buscamos nosso referencial de análise em Adorno (1970; 2000; 2003), Adorno e Horkheimer (1985) e Benjamin (1994). Portanto, trata-se de uma sistematização bibliográfica pautada na Teoria Crítica. Joan Miró e Manoel de Barros apresentaram obras que, do ponto de vista instrumental, poderiam não atender a expectativas utilitárias, mas carregam traços de resistência, estranheza e luta contra uma produção cultural vinculada à ideologia dominante. Desta forma, acreditamos que levar essas reflexões para a escola, valorizando a formação estética dos sujeitos, é essencial na busca contínua por emancipação e liberdade.

PALAVRAS-CHAVE: Joan Miró. Manoel de Barros. Educação Emancipadora. Constelações Críticas.

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Biografia do Autor

Graciela Mendes Nogueira Targino, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, gracielatargino@gmail.com

Mestre em Educação (UEMS) e professora efetiva na Rede Municipal de Educação de Campo Grande – MS.

Keyla Andrea Santiago Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, keylaandrea@yahoo.com.br

Doutora em Educação (UFG) e professora efetiva no quadro de professores da Graduação e Pós- Graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

TARGINO, G. M. N. .; OLIVEIRA, K. A. S. . CONSTELAÇÕES CRÍTICAS EM JOAN MIRÓ E MANOEL DE BARROS: ENTRE LINHAS TORTAS, SUCATAS E PASSARINHOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 857–871, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i2.65098. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65098. Acesso em: 29 mar. 2024.