ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: NARRATIVAS DE DOCENTES EM FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i3.56846

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições do estágio supervisionado para alunos do curso de Pedagogia. A pesquisa, de cunho qualitativo, utilizou narrativas (auto) biográficas de 32 discentes de uma instituição pública no estado do Rio de Janeiro, Brasil.  A proposta da narrativa escrita foi considerada pelas docentes do componente curricular como uma forma de avaliação mais adequada aos propósitos reflexivos do estágio supervisionado, intervindo diretamente no processo de formação docente para cada licenciando.  Utilizamos as contribuições de Tardif, Nóvoa e Pimenta, autores que pensam docência e estágio como elementos da formação de professores. As análises através da tematização conduziram para uma reflexão das vivências em estágio na formação e futura práxis pedagógicas. A investigação possibilitou uma compreensão mais ampla da escola e da universidade como espaços importantes no desenvolvimento profissional docente.

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Biografia do Autor

Helena Amaral da Fontoura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular Faculdade de Formação de Professores

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

FONTOURA, H. A. da. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: NARRATIVAS DE DOCENTES EM FORMAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 3, p. 623–634, 2020. DOI: 10.5216/ia.v44i3.56846. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56846. Acesso em: 19 abr. 2024.