O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NUM CONTEXTO PANDÊMICO DO LESTE FLUMINENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71180

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os processos de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) em atividades extensionistas no contexto pandêmico. Estima-se notar como tais práticas, idealizadas para serem executadas presencialmente, passaram por um processo consensuado na educação social como “alomorfia socioeducativa” (AZEVEDO; CORREIA, 2020). Ao fim, utiliza-se como estudo de caso uma prática educativa extensionista: a “Livestudos”, organizada pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Fora da Sala de Aula da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Dessa forma, tem-se como resultado o melhor entendimento da forma em que o uso das TDIC’s, utilizadas como ferramentas para a educação social, pode ser relevante para atingir as necessidades educacionais dos indivíduos em situação pandêmica de “isolamento social” no contexto socioeducacional do Leste Fluminense.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Extensão Universitária. Educação Social. Contexto Pandêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Navarro Fernandes, Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, alan.navarro08@gmail.com

Pós-graduando em Educação e Novas Tecnologias pelo Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Graduado em História pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP/UERJ). Atua profissionalmente como professor e produtor de materiais didáticos na rede privada de ensino.

Adam Alfred de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil, adamalfred1@gmail.com

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP/UERJ). Possui especialização em Educação com Aplicação da Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é pedagogo pela Universidade Estácio de Sá. É professor no Armazém de Ideias e Ações Comunitárias - SIC-AIACOM.

Lucas Salgueiro Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil,salgueirollucas@gmail.com

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP/UERJ), onde encontra-se atualmente como bolsista CAPES. Pós-graduado em Educação Básica – Gestão Escolar pela FFP/UERJ. Possui Licenciatura Plena em História pela FFP/UERJ e em Sociologia pelo Centro Universitário Internacional.

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil, arthuruerjffp@gmail.com

Professor Efetivo do PPGEdu (Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP - 2011). Mestre em Educação e Cultura Contemporânea pela Universidade Estácio de Sá (UNESA - 2006).

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

FERNANDES, A. N. .; OLIVEIRA, A. A. de .; LOPES, L. S. .; FERREIRA, A. V. . O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NUM CONTEXTO PANDÊMICO DO LESTE FLUMINENSE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 264–279, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i1.71180. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71180. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos