PEDAGOGIA DO OPRIMIDO 50 ANOS DEPOIS: A ATUALIDADE DE PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68486

Resumo

Este artigo pretende contribuir para o debate a respeito da atualidade e defesa da obra Pedagogia do Oprimido, que em 2018 completou 50 anos. Na ocasião, várias instituições de ensino se propuseram a comemorar o legado freiriano e reinventá-lo, incorporando análises sobre demandas atuais, a partir de eventos, livros e dossiês sobre a temática. Este trabalho reflete sobre o pensamento educacional de Paulo Freire, apontando as várias temáticas abordadas nas fontes consultadas, com foco nos desafios da educação brasileira frente ao Golpe de 2016 e ao avanço do movimento “Escola Sem Partido”.

PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia do Oprimido. Paulo Freire. Educação Libertadora. Educação Brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Guerreiro de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil, joaopaulo.guerreiro@ifce.edu.br

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Pedagogo e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Limoeiro do Norte.

Severino Bezerra da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, severinobsilva@uol.com.br

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), linha de pesquisa em Educação Popular e graduações de Pedagogia, História e Ciências Sociais.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Como Citar

ALMEIDA, J. P. G. de; SILVA, S. B. da . PEDAGOGIA DO OPRIMIDO 50 ANOS DEPOIS: A ATUALIDADE DE PAULO FREIRE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. ed.especial, p. 977–992, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46ied.especial.68486. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68486. Acesso em: 29 mar. 2024.