UMA ANÁLISE AFROCENTRADA SOBRE AS ORIGENS DA FILOSOFIA NO LIVRO DIDÁTICO DE FILOSOFIA PNLD/2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.68479

Resumo

O artigo tem como propósito analisar o livro didático de filosofia, PNLD/2018, através da metodologia afrocentrada, metodologia esta que coloca o sujeito negro no centro da investigação e não como objeto. A análise trata da discussão sobre a origem da filosofia iniciada por George James no seu livro “Legado Roubado”. Partindo dessa perspectiva, examinaremos se o livro didático de filosofia está preocupado com as questões pensadas pelo filósofo estadunidense, isto é, na autoestima do sujeito negro, ou se propala as ideias de uma filosofia hegemônica que está atenta apenas ao sujeito branco, inferiorizando, dessa forma, o sujeito negro.

PALAVRAS-CHAVE: Filosofia. Educação. Racismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Erik Washington Marques da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil, francisco.erik@aluno.uece.br

Graduado em Filosofia-licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente cursa Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL) pela Universidade Estadual do Ceará. Integra o Grupo de Estudos sobre Discurso, identidade, raça e gênero (GEDIRG). Pesquisa Filosofia africana com ênfase na Filosofia Egípcia e Análise do Discurso. Participa do coletivo negro Teatro Na Porta de Casa.

Marco Antonio Lima do Bonfim , Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil, marcoamando@yahoo.com.br

É professor adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro da coordenação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB - UFPE). Pós-doutor em Educação. Doutor e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor visitante do Afro-Latin-American Center Harvard University (2021-2022). Professor do Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras (MIHL - UECE). Coordenador do Grupo de Estudos Discurso, Identidades, Raça e Gênero – GEDIRG. Pesquisa e leciona no campo dos Estudos Críticos da Linguagem com foco na área de Letramento racial crítico.

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

SILVA, F. E. W. M. da; BONFIM , M. A. L. do. UMA ANÁLISE AFROCENTRADA SOBRE AS ORIGENS DA FILOSOFIA NO LIVRO DIDÁTICO DE FILOSOFIA PNLD/2018. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 1429–1443, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i3.68479. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68479. Acesso em: 29 mar. 2024.