“MEU MAIOR SONHO É SER REI DA BATERIA DO CAMISA”: VOZES DAS INFÂNCIAS NA ESCOLA DE SAMBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.68464

Resumo

Este artigo apresenta o percurso metodológico da pesquisa etnográfica realizada junto à Ala das Crianças de uma Escola de Samba paulistana, com objetivos de conhecer as vivências de meninas e meninos a partir desse lócus, destacar aspectos relacionados às categorias de sexo/gênero, idade/geração, raça/etnia, e ampliar a compreensão sobre as pluralidades das infâncias negras brasileiras. O estudo estruturou-se nos seguintes instrumentos metodológicos: observação participante, conversas informais, com registros em caderno de campo e a realização de entrevistas semiestruturadas, com roteiros prévios e mediante autorização. As análises revelam a Escola de Samba como espaço de reprodução de valores e padrões de uma sociedade branca, mas também, território e terreiro de criações de outras narrativas sobre as infâncias de meninas e meninos negras/os que para além do preconceito e da discriminação racial, questões abordadas na maioria das produções acadêmicas sobre esta temática no campo educacional, revelam sonhos e possibilidades de se tornarem reis e rainhas, de identidade negra potente e de pertencimento.

PALAVRAS-CHAVE: Crianças Negras. Educação. Identidades. Escola de Samba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Cristina de Paula, Prefeitura Municipal de Campinas (PMC), Campinas, São Paulo, Brasil, rodepaula@hotmail.com

Professora da Educação Básica na Rede Pública Municipal de Campinas/SP (ensino fundamental I). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); mestrado em Educação junto ao Departamento de Ciências Sociais e Educação pela FE/UNICAMP; doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

Patrícia Dias Prado, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil, patprado@usp.br

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP/SP, junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada - EDM, na área da Infância. Possui graduação em Psicologia pela UNESP, Bauru/SP, mestrado e doutorado em Educação, junto ao Departamento de Ciências Sociais e Educação, da Faculdade de Educação da UNICAMP e Pós-Doutorado em Artes Cênicas, pela Escola de Comunicação e Artes, ECA-USP/SP. 

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

PAULA, R. C. de; PRADO, P. D. “MEU MAIOR SONHO É SER REI DA BATERIA DO CAMISA”: VOZES DAS INFÂNCIAS NA ESCOLA DE SAMBA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 1492–1507, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i3.68464. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68464. Acesso em: 24 abr. 2024.