O PENSAMENTO FREIREANO NAS PESQUISAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA PARAENSE: DIÁLOGOS NO CAMPO DO CURRÍCULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68307

Resumo

Este artigo visa evidenciar o pensamento freireano nas discussões sobre currículo em dois Programas de Pós-Graduação em Educação na Amazônia Paraense. A pesquisa do tipo Bibliográfica-Estado do Conhecimento propõe-se a responder: de que forma as concepções de Paulo Freire transversalizam as pesquisas das Teses e Dissertações em diálogos com o campo do currículo? A coleta dos dados foi realizada com o recorte temporal de 2006 a 2018 nos sites dos Programas de Pós-Graduação em Educação UFPA e UEPA. Os resultados apresentam diálogos construídos em três subáreas do currículo: Políticas curriculares, Formação de professores e Práticas educativas curriculares, revelando o pensamento freireano em relação a diferentes questões contemporâneas, comprometidas com a humanização e libertação dos sujeitos amazônidas.

PALAVRAS-CHAVE: Currículo. Paulo Freire. Amazônia. Pesquisas em Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana d'Arc de Vasconcelos Neves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Bragança, Pará, Brasil, jdneves@ufpa.br

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação Linguagens e Saberes da Amazônia e professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança-Pa.

Joyce Maria da Silva Conde, Universidade Federal do Pará (UFPA), Bragança, Pará, Brasil, joycecondeufpa@gmail.com

Mestranda em Linguagens e Saberes da Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA/UFPA). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo de pesquisa de Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia (GUEAJA/UFPA) e da Cátedra Paulo Freire na Amazônia.

Alessandra Sampaio Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Bragança, Pará, Brasil, alessandra.sampaio@ifpa.edu.br

Doutorado em Ciências da Educação. Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA/Campus Bragança. Membro da Cátedra Paulo Freire na Amazônia.

Nivia Maria Vieira Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Bragança, Pará, Brasil, nivia.costa@ifpa.edu.br

Pós doutora em Educação de Adultos – Universidade de Coimbra. Doutora em Educação (UFC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA/Campus Bragança. Membro da Cátedra Paulo Freire na Amazônia.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Como Citar

NEVES, J. d’Arc de V.; CONDE, . J. M. da S. .; CUNHA, A. S. .; COSTA, N. M. V. . O PENSAMENTO FREIREANO NAS PESQUISAS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA PARAENSE: DIÁLOGOS NO CAMPO DO CURRÍCULO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. ed.especial, p. 1206–1223, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46ied.especial.68307. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68307. Acesso em: 28 mar. 2024.