ALUNOS HAITIANOS, A BUSCA DE UM SONHO (IM)POSSÍVEL: A REALIDADE VIVIDA POR CRIANÇAS MIGRANTES NA AVALIAÇÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.68238

Resumo

Este texto tem por objetivo discutir sobre a forma que os alunos haitianos são submetidos aos processos de avaliação escolar internos e externos, além das práticas de avaliação dos professores em duas escolas públicas de Sinop/MT. Os dados apresentados neste texto são de abordagem etnográfica e foram gerados a partir de observações em sala de aula, nas turmas dos anos iniciais de escolas públicas, que receberam alunos migrantes haitianos no período de 2015-2016, além de entrevista com a gestora de uma dessas duas escolas. Constatamos que os processos avaliativos são padronizados e afetam o desempenho e êxito escolar dos alunos migrantes, e os professores não foram preparados para trabalhar com a diversidade e a diferença, os conhecimentos e as aprendizagens desses alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Alunos Haitianos. Cotidiano Escolar. Avaliação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivone Jesus Alexandre, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso, Brasil, jesusalexandre.ivone@gmail.com

Professora Adjunta na Área de Metodologia de Ensino na Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus de Sinop MT. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro do Núcleo de Educação, Gênero, Raça e Alteridade (NEGRA). Participa da Rede MT UBUNTU/Sinop.

Paulo Alberto dos Santos Vieira, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso, Brasil, vieirapas@yahoo.com.br

Professor adjunto (UNEMAT). Pós-doutor CCS/NEPPINS e CAHL/MPHDAPI (UFRB - 2019). Doutor em Sociologia (UFSCar - 2012). Mestre em Desenvolvimento Econômico (UFU - 2003). Bacharel em Ciências Econômicas (UFRuralRJ - 1990). Líder do GRAFITE - Grupo de Pesquisa sobre Ação Afirmativa e Temas da Educação Básica e Superior. Coordenador da Rede mato-grossense de formação continuada para a educação das relações étnico-raciais (Rede MT UBUNTU).

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

ALEXANDRE, I. J.; VIEIRA, P. A. dos S. . ALUNOS HAITIANOS, A BUSCA DE UM SONHO (IM)POSSÍVEL: A REALIDADE VIVIDA POR CRIANÇAS MIGRANTES NA AVALIAÇÃO ESCOLAR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 679–695, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i2.68238. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68238. Acesso em: 28 mar. 2024.