CONTRIBUIÇÕES DE FRANZ FANON E PAULO FREIRE PARA A EMERSÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68180

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões a respeito do racismo em um contexto da presença das diversas formas de colonialismos e colonialidades no mundo, de modo geral, e no Brasil, de maneira particular. Para tanto, vamos nos apoiar nas obras de Fanon e Freire, devido ao fato de que esses autores propõem uma pedagogia aportada numa ética do reconhecimento as todas as alteridades mediante a assunção do acolhimento a todas as pessoas que buscam a superação do racismo de distintas matizes. Ao mesmo tempo, anunciar outro mundo sustentado no diálogo crítico em meio ao reconhecimento das diferenças culturais é nosso intento. A metodologia escolhida neste trabalho é de natureza qualitativa e bibliográfica. A pesquisa propiciou concluir que o diálogo dos ideários de Freire e Fanon é relevante para consecução de uma educação antirracista.

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Racismo. Fanon. Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Kostuczenko, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Santa Catarina, Brasil, karinekostuczenko@hotmail.com

Mestranda em Ciências Humanas pelo PPGICH da Universidade Federal da Fronteira Sul - Linha de Pesquisa - Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas e Graduada em Pedagogia e Acadêmica do Curso de Direito, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Erechim.

Daniela Ghisleni Figueiredo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Santa Catarina, Brasil, dany_ghisleni@hotmail.com

Graduada em Direito pela Universidade do Contestado (UNC) e Mestranda pelo PPGCIH em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)- Linha de Pesquisa – Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas.

José Wnilson Figueiredo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Santa Catarina, Brasil, jose.figueiredo@ifc.edu.br

Professor do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia; Graduado em Licenciatura plena em Matemática pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES); Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semiárido; Mestre em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI); Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Pós-doutor em ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Pós-doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Downloads

Publicado

2021-10-05

Como Citar

KOSTUCZENKO, K.; FIGUEIREDO, D. G.; FIGUEIREDO, J. W. . CONTRIBUIÇÕES DE FRANZ FANON E PAULO FREIRE PARA A EMERSÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. ed.especial, p. 930–945, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46ied.especial.68180. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68180. Acesso em: 29 mar. 2024.